Xuxa e Camila Pitanga atrações na abertura do Congresso da ABAV no Rio
A grande atração da abertura do XXXIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagem ( ABAV 2001) no RioCentro (RJ) não foi a presença da presidente Dilma Rousseff, que estava em mais uma viagem no exterior, nem a do Ministro do Turismo Gastão Vieira, que esnobou os secretários de turismo dos estados, compareceu à abertura mas não foi na reunião do Fornatur (Fórum dos Secretários de Turismo), mas das celebridades Camila Pitanga e Xuxa Meneghel. Camila Pitanga que foi aplaudida ao ser comunicada que havia sido escolhida a atriz do ano, falou basicamente sobre o tema do evento – Brasil bem sucedido, novas oportunidades e atitude para o turismo – e mostrou que está informada sobre o atual momento do setor. "O recente movimento de fusões aumentou a concorrência e favoreceu o agente de viagens. É preciso aproveitar o bom momento e as boas notícias", disse. Presenças ainda da ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Xuxa assinou convênio relativo ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e foi a atração de todos os holofotes, fazendo com que ninguém notasse a ausência do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que sequer enviou representante. Por sinal, o único governador presente foi o da Paraíba, Ricardo Coutinho, citado, mas não convidado para compor a mesa (cadeiras)de abertura. Segundo afirmou Beto Brunet, presidente da ABAV-PB, o Governador paraibano estava sendo esperado pelo cerimonial mas não chegou à tempo para compor a mesa (cadeira) oficial.
O início da solenidade foi com a execução do Hino Nacional por Martinho da Vila e performance do grupo de danças do bailarino Carlinhos de Jesus, presente no palco. Depois foi exibido um documentário intitulado Guerra e Paz, enriquecido pelas vozes de Fernanda Montenegro e Lula, em homenagem ao artista plástico Cândido Portinari, que também ilustrava o palco com alguns dos seus desenhos. Presença do filho do pintor que apresentou o resgate da obra Guerra e Paz que percorrerá o Brasil em exposição.
"Vocês têm noção da importância de cada um de vocês nesse projeto?", perguntou a apresentadora Xuxa aos presentes. "Exploração sexual de crianças e adolescentes é um crime e uma doença e é preciso ter coragem para denunciar. Vocês, que trabalham no turismo, devem denunciar quando souberem de algo que coloque em risco a vida de uma criança", complementou. Xuxa disse também que, com a ajuda dos profissionais do setor, 50% do problema será resolvido. "A ajuda de vocês é primordial." A ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, foi mais incisiva e afirmou que um país rico é aquele que garante todos os direitos da criança e do adolescente e fez uma importante declaração: "Onde o turismo sexual se instala, o destino é destroçado". Reportagem fotográfica de Rogério Almeida.