Turismo do Pará na vitrine da 43ª. ABAV Expo Internacional de Turismo em São Paulo
O potencial turístico do Pará, destino turístico prioritário na Amazônia, foi apresentado com destaque na 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. O evento aconteceu entre os dias 24 e 26 deste mês, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.
Com uma bela e imensa foto de Alter do Chão, um dos lugares que sonho conhecer toda a equipe da Secretaria de Turismo com Benigna Soares, Fabiola Ramos (gerente de turismo de negócios) e Ana Paula Machado entre outros prestavam informações e distribuíram farto material de divulgação sobre o destino. Infelizmente este ano não pode comparecer o Secretário de Turismo do Estado do Pará, Adenauer Góes.
A participação do Pará foi coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com o apoio do Ministério do Turismo (MTUR). A articulação da Setur com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV – Seção Pará)e o Singtur-PA (Sindicato dos Guias de Turismo do Pará) .
Belém, Marajó (Soure e Salvaterra) e Tapajós (Santarém, Alter-do-Chão e Belterra) foram o carro chefe entre as regiões turísticas que a Setur divulgou através do roteiro “A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites”, além dos pacotes formatados paras as regiões Amazônia Atlântica, Araguaia, Tocantins e Xingu.
A gastronomia do Pará foi outro destaque, representada pelo açaí, tacacá, a arte em cerâmica marajoara, os encantos da Praia do Amor, em Alter-do-Chão.
Fitas que simbolizam o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior evento turístico religioso do Brasil, que acontece amanhã, segundo domingo de outubro , também foram distribuídas. O Círio é declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO – organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
Como estratégia promocional a Setur atendeu os visitantes do estande com material promocional impresso e vídeos em idioma português, inglês, espanhol, francês e alemão. No estande os visitantes também degustaram alguns sabores do Pará, como a Castanha do Pará, bombons regionais, geleia de cupuaçu, biscoito de castanha e licor de jambú.