Toledo: um passeio pela capital medieval da Espanha

Toledo: um passeio pela capital medieval da Espanha
Texto e Fotos: Rogério Almeida
Antiga capital da Espanha, Toledo (em latim: Toletum) encanta à todos desde o tempo em que era dominada pelos romanos em 193 a.C, quando Marco Fulvio Nobilior conquistou a cidade. Pertencente à comunidade autônoma de Castela-Mancha, Toledo está a apenas 72km de Madri, e é uma das cidades medievais mais encantadoras de toda a Europa.
Toledo e o rio Tejo, que aqui se chama Tajo (Foto: Rogério Almeida)
Toledo foi capital do Reino Visigótico, conquistada pelo árabe Tariq ibn Zivad entre 714 e 715 e submetida ao domínio muçulmano. Os árabes chamaram-na deTulaytula (árabe ?????? ).
Bem mais tarde foi capital do Reino de Castela até o momento que Felipe II mudou a corte para Madri em 1561, época em que a cidade começou a entrar em decadência. Além de ser declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade é chamada de a cidade das 3 culturas: Cristã, Judaica e Islâmica.
Quem visita Madri, pode aproveitar e ir a Toledo e voltar no mesmo dia. De carro, o acesso é fácil e em apenas 40 minutos se chega à cidade. Quem optar por ir de trem, a partida é na Estação Atocha no centro de Madri. O AVE, trem de alta velocidade da Renfe, a estatal espanhola que administra as ferrovias do país, conecta Madrid e Toledo em apenas 30 minutos, com um serviço de primeira qualidade e alto conforto.
Ao se aproximar da cidade, vejo que Toledo está no topo de uma montanha e com o Rio Tejo, o mesmo de Lisboa e de Fernando Pessoa, mas que aqui se chama Tajo, serpenteando na parte mais baixa e refletindo em suas águas a arquitetura amuralhada de influências árabe e gótica.
Com um mapa da cidade e o acompanhamento de uma guia de turismo, realizei todo o percurso a pé. As primeiras palavras da guia dão conta de que Toledo é a cidade da tolerância por ter abrigado e convivido mutuamente com as três civilizações: judia, cristã (católica) e muçulmana.
Toledo, Patrimônio da Humanidade e Capital Espanhola da Gastronomia (Foto: Rogério Almeida)
Considerada Patrimônio da Humanidade desde 1986, percebo que a cidade é neste 2016 a Capital Espanhola da Gastronomia.
Nosso roteiro teve início quando subimos as escadas rolantes, em direção ao centro da cidade. A primeira parada é num mirante do Paseo del Carmen, em que se descortina a beleza de toda Toledo e aí se percebe que a cidade é totalmente medieval.
Rogério Almeida e a visão de Toledo do mirante do Paseo del Carmen
Do belvedere seguimos para o Palácio de Alcázar , com suas torres que podem ser vistas a quilômetros de distância e um dos mais importantes pontos turísticos de Toledo. O palácio foi construído por volta do século III pelos romanos e subsequentemente reformulado pelos cristãos.
Alcázar de Tolefo, palácio fortificado sobre rochas na parte mais alta de Toledo.

Do outro lado da rua existe uma passarela de ferro fundido que liga o Colégio das Donzelas com o prédio vizinho, sede da Vice Presidência da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha.
Passarela de ferro que liga o Real Colégio das Donzelas com solar vizinho (Foto: Rogério Almeida)
Saindo do Real Colégio das Donzelas caminhamos pelas ruas estreitas de calçamento de pedras de Toledo e nos deparamos com lojas com armaduras, e que vendem facas e espadas. As espadas de Toledo conhecidas pela resistência estão famosas por serem as preferidas pelos diretores de cinema de Hollywood. Filmes como Highlander, O Senhor dos Anéis, Gladiador, 300, O Hobbit e muitos outros apresentam espadas feitas aqui. Por isso é possível comprar réplicas das espadas do Senhor dos Anéis, e também miniaturas de Dom Quixote de La Mancha e o seu fiel escudeiro Sancho Pança.
Armadura e Dom Quixote de La Mancha (Foto:Rogério Almeida)






Ao lado está Jorge Manuel, filho de El Greco, que possui em seu bolso um pano branco com a informação:“Domenico Theotocopuli ,1578”.
Logo acima de uma mão na cabeça de Santo Estevão está nada mais do que o auto retrato do próprio El Greco. Há quem diga também que Miguel de Cervantes , que durante muitos anos residiu em Toledo também está retratado na tela.
Na parte superior da tela, aparece Jesus Cristo vestido de branco se dirigindo a Pedro, que se encontra em sua direita, portando as chaves do paraíso. Abaixo está a Virgem Maria que se prepara para receber a alma de Orgaz, E bem defronte à Virgem está São João Batista e outros santos como Santiago e São Tomás, como patrono da igreja. Uma obra impressionante e que somente pela oportunidade de contemplá-la já valeu à pena ter visitado a cidade de Toledo.
Claustro do Mosteiro de São João dos Reis de Toledo (Foto: Rogério Almeida)
Concluindo a visita à parte católica de Toledo, o próximo destino foi o Mosteiro de São João dos Reis (Monastério de San Juan de los Reyes), da Ordem Franciscana.
Rainha Isabel I de Castela, a Católica (Foto:Rogério Almeida)
Logo à entrada se encontra uma tela da rainha Isabel I de Castela (1451 – 1504) que construiu o Mosteiro, com a intenção de transformá -lo em mausoléu real, comemorando a batalha do Toro (1476) e o nascimento do príncipe João.
Claustro do Mosteiro de São João dos Reis, uma das jóias da transição gótico espanhol para o Renascimento (Foto: Rogério Almeida)
É um dos mais valiosos edifícios no estilo elisabetano gótico da Espanha e o edifício mais importante construído pelos Reis Católicos. Em 1926 foi declarado monumento histórico-artístico de interesse nacional.

E a despedida de Toledo teria que ser por uma de suas portas. E escolhemos a Porta del Cambrón, no setor oeste da cidade. Também conhecida como Porta dos Judeus ou Porta de Santa Leocádia, esta Porta é considerada um Bem de Interesse Cultural e está bem na entrada do bairro judeu.
Porta del Cambron, no bairro judeu de Toledo (Foto: Rogério Almeida)
Interessante notar que recentemente a comunidade judaica da Espanha, conseguiu junto a Prefeitura de Toledo colocar símbolos judaicos nas ruas onde residiram os judeus sefarditas.
A porta de estilo renascentista sofreu danos durante a Guerra Civil Espanhola, mas os pares de torres e arcos nos saúdam nesta despedida da bela cidade de Toledo.
Informações Úteis:
Recomendo aos visitantes de Toledo a adquirir uma pulseira turística, no valor de 9 euros e que dá acesso gratuito a sete monumentos ou atrações turísticas. As pulseiras podem ser adquiridas em vários pontos da cidade e nos próprios monumentos.
Interessante também visitar a Fábrica Damasquinado Suarez ( Circo Romano 8. 45004 TOLEDO) e saber como é trabalhado com ouro o prato símbolo da cidade.