STUTTGART: Uma viagem pelo mundo do Automóvel
TEXTO: ROGÉRIO ALMEIDA
FOTOS: ROGERIO ALMEIDA E STUTTGART & MERCEDES BENZ
Mundo da Mercedes-Benz (Foto: Rogério Almeida)
Não se sabe ao certo o momento exato em que foi inventado o meio de transporte que mais revolucionou o mundo: o automóvel. Mas se sabe, que se existe um país que é o berço deste mais famoso meio de transporte é a Alemanha, e a cidade é Stuttgart.
Vista aérea de Stuttgart (Foto: Stuttgart tourist)
Capital e maior cidade do estado de Baden-Wurttemberg, Stuttgart é a sexta maior cidade da Alemanha.
Situada às margens do rio Neckar com um população na região de mais de 2, 7 milhões de habitantes, Stuttgart está cercada de colinas, com muitos vinhedos, vales e parques.
Quem visita Stuttgart tem na agenda conhecer algumas das mais tradicionais montadoras de automóvel do mundo como a Porsche, e o Mundo da Mercedes- Benz, bem como como as gigantes de peças automotivas Bosch e Mahle.
Museu da Porsche (Foto: Porsche)
Exibição de carros antigos do Museu Porsche (Foto: Porsche)
Exibição de carros antigos do Museu Porsche (Foto: Porsche)
Pela reputação de ser o ‘berço do automóvel’ eu contava as horas para ir conhecer o Mundo da Mercedes Benz.
Elevador do futuro no Museu Mercedes-Benz (Foto: Mercedes-Benz)
Ao chegar ao Museu nos impressiona a modernidade do edifício inaugurado em 2006 e saber que iria fazer um passeio sobre a história do automóvel. Desde os primeiros protótipos, aos carros usados por Hitler, os de competição, e até os usados pelos papas, presidentes, reis e celebridades.
Impressionante é o moderno elevador chamado de máquina do tempo, e que de vez em quando promove um redemoinho, que é uma das atrações do lugar.
Mercedes-Benz Museum Exhibition c Daimler AG (Foto: Mercedes-Benz)
Trata-se de um grande showroom com os carros do passado, presente e futuro. Além dos principais lançamentos o museu possui restaurante e loja de souvenires e já passou por aqui mais de dois milhões de visitantes.
Uma visita guiada ao Mundo da Mercedes Benz com duração aproximada de uma hora e meia é como uma viagem no tempo. Cada andar do museu conta a história da fábrica em ordem cronológica.
Mercedes-Benz Museum Mythos 7 c Daimler AG (Foto: Mercedes-Benz)
O nosso tour se inicia no último piso, que conta a história do início do automóvel de 1886 a 1900.
Aqui chama a atenção o motor de um cilindro da Daimler e a primeira carruagem motorizada de 1886.
O andar seguinte corresponde ao período de 1900 a 1914, ano de início da I Grande Guerra Mundial. Em destaque a Mercedes 40PS, fabricada em 1902 que é considerado o mais antigo dos Mercedes existentes ainda atualmente no mundo.
Calhambeques (Foto: Stuttgart Tourist)
Depois vem o andar dos veículos da época de Hitler e os das celebridades do cinema, da política e da religião. Estão aqui os carros que pertenceram à atriz Grace Kelly, Princesa Diana, ao Beatle Ringo Starr. Me chamou a atenção o Papa- Móvel utilizado pelo Papa João Paulo II em 1980.
Um dos pontos altos do Museu Mercedes Benz é a dos carros de corrida. Emoção ao ver as raridades da Fórmula I, como o carro pilotado pelo famoso Juan Manuel Fangio, entre 1945 e 1960. Destaque também para as MacLarens pilotadas pelos campeões mundiais como Mika Hakkinen e Lewis Hamilton.
Uma parada para ler sobre a história do automóvel. É quando se sabe que em 1871, Stuttgart com apenas 91 000 habitantes, Gottlieb Daimler inventou o automóvel em uma pequena oficina em Cannstatt. Depois sua empresa Daimler inventou também a primeira motocicleta em 1885 e o primeiro automóvel de quatro rodas um ano mais tarde. Ambos inventados por Karl Benz, e, posteriormente, industrializado em 1887 por Gotllieb Daimler e Wilhelm Maybach.
Mercedes-Benz Arena (Foto: Mercedes-Benz)
A Mercedes além do Museu possui o estádio Gottlieb- Daimler Stadion (atualmente Mercedes-Benz Arena) onde foram realizados alguns dos jogos da Copa do Mundo FIFA de 2006.
Enquanto o Mundo da Mercedes Benz destaca os carros clássicos o Museu da Porsche apresenta os esportivos.
Em estilo futurista, o Museu da Porsche conta a história do fundador da montadora: Ferdinand Porsche.
Na parede uma frase de Ferry Porsche, filho de Ferdinand e um dos responsáveis pelo design único dos carros que levam o sobrenome da família: `Olhei em volta e não encontrei o carro dos sonhos. Então resolvi fazê-lo`.
Inaugurado em janeiro de 2009, o Museu da Porsche é outra visita imperdível em Stuttgart.
Alguns dos carros expostos jamais chegaram às lojas, eram de uso particular de Ferdinand e Ferry Porsche.
Adorável ver os veículos utilizados nas célebres provas `24 Horas de Le Mans`.
Aqui como no Mundo da Mercedes Benz, muitos carros utilizados nos filmes de Hollywood e usados por celebridades do mundo inteiro.
O museu conta detalhadamente a história de Ferdinand Porsche que começa a ser a partir de 1939, ano em que foi criado um dos carros mais famosos do mundo, o Beetle. No Brasil ficou conhecido como Fusca e até hoje é um dos carros mais vendidos da história e fabricado pela Porsche. A Volkswagen apenas adicionou o logotipo e começou a fabricação em grande escala.
O primeiro Porsche construído por Ferdinand, foi em 1948, o 356 Roadster, com partes de Fusca.
Muitas preciosidades no Museu Porsche como o TYP 360, projetado por Ferdinand e feito pela fábrica italiana Cristália (1947). Credita-se a esta invenção, o desenvolvimento do que seria hoje os carros de Fórmula 1.
Outras raridades do Museu Porsche são o Coupé Ferdinand, (1950), um dos carros que pertencia ao próprio fundador da fábrica e o primeiro Porsche Carrera, com a inscrição 0001 no seu interior.
Torre de televisão de Stuttgart (Foto: Stuttgart tourist)
Depois das visitas aos museus da Mercedes Benz e da Porsche, a vez foi das demais atrações turísticas de Stuttgart como a antiga Torre de Televisão, com uma altura de 150 metros e que oferece a vista mais bela da cidade, a Praça do Palácio, o Antigo Castelo Medieval, o Castelo Novo.
Quartos cujas camas são em formato de automóveis (Foto: V8 Hotel)
Na região de Stuttgart, em Meilenwerk, os amantes dos automóveis podem se hospedar no V8 Motor World, um hotel cujas camas tem formatos de veículos e que provoca uma das sensações mais incríveis.
Camas do V 8 Hotel (Foto: Rogério Almeida)
Assim é Stuttgart, o berço do automóvel e uma das cidades mais belas e empolgantes da Alemanha.
O QUE VER: Mundo da Mercedes-Benz. Aberto de terça a sábado, das 9 às 18 horas e relata a história completa do automóvel e desta fábrica de renome mundial. www.mercedes-benz.com
Museu da Porsche- Aberto também de terça a sábado, conta a história da família de Ferdinand Porsche e desta fábrica de automóveis de elite. www.porsche.com
ONDE FICAR: Le Méridien Stuttgart. Com 293 apartamentos, e localizado defronte ao Schlossgarten Park, no centro da cidade. Conta com spa, piscina, academia 24horas e serviço wi fi grátis. O restaurante é o internacional La Cassoulet e o bar possui apresentações ao vivo ao piano. Diárias a partir de 160 euros. www.starwoodhotels.com
O V8 Motor World- é um hotel na região de Stuttgart (Boblingen) e que tem em sua frente expostos os mais diversos veículos e nos apartamentos o hóspede tem a sensação de estar dormindo dentro de um carro. V8 Hotel- Graf-Zeppelin- Plat 1, + 49 7031 3069880. Email:info@v8hotel.de
ONDE COMER: Stuttgart possui inúmeros restaurantes para todos os gostos e preços. Recomendo o Alte Kanzlei(www.alte-kanzlei-stuttgart-de), um dos mais tradicionais e no centro da cidade, e que usa ingredientes típicos da Suábia, região em que se encontra Stuttgart. Outro restaurante é o Zum Paulaner, da renomada cervejaria Paulaner e com destaque para as carnes de porco. www.zumpaulaner.de