Portos do Recife e Salvador recebem cruzeiros marítimos na atual temporada
Ao contrário do Porto de Cabedelo que mais um ano não receberá nenhum navio de cruzeiros, os transatlânticos Artânia, Aurora e Costa Deliziosa chegaram ao Porto do Recife nesta semana, com cinco mil passageiros e dois mil tripulantes. È a segunda vez que o Porto do Recife recebe no mesmo dia três navios de passageiros de grande porte. Durante os próximos quatro meses serão 25 transatlânticos. Os visitantes foram recebidos ao ritmo do frevo, patrimônio imaterial da humanidade e uma gigantesca operação foi feita pelo Porto do Recife, Prefeitura do Recife e Governo do Estado, garantindo junto aos taxistas os passeios pelos principais pontos turísticos.
Já o Porto de Salvador até o final do Carnaval 2015, terá mais de 200 mil turistas desembarcando e, provenientes de cruzeiros marítimos. Segundo a Empresa Salvador Turismo (Saltur), 68 navios de cruzeiros têm agenda prevista para Salvador nesta temporada. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça (Secult), falou sobre o retorno de Salvador ao topo da preferência nacional na escolha de destinos turísticos para o verão.
Com o objetivo de receber bem o turista, durante todo o período de Carnaval, a Saltur disponibiliza um efetivo de 100 pessoas para atender os visitantes. Na ocasião, os agentes municipais realizam ações de promoção da cidade, como a distribuição de mapas, cartilhas e panfletos informativos.
Dos cruzeiros agendados para visitar Salvador até o Carnaval, a maioria possui origem nacional, o que mostra que o brasileiro está cada vez mais explorando o potencial turístico do país.
Os navios partem de cidades do Rio de Janeiro, Pernambuco e do litoral paulista, com destino à capital baiana. Na terça-feira (20), chegou ao Porto de Salvador a embarcação Black Watch, trazendo 820 passageiros oriundos da cidade de Mindelo, em Cabo Verde. No último dia 14, mais de 4.300 turistas chegaram à capital baiana a bordo do MSC Preziosa, vindos do município carioca de Búzios.
A expectativa é de que seja efetivamente trabalhado o calado do Porto de Cabedelo, bem como construído o terminal de passageiros para que a Paraíba volte a receber cruzeiristas do Brasil e exterior. Enquanto isso estamos perdendo o passo para os estados vizinhos. Uma pena!