Parque Religioso Cruz da Menina em Patos
O Governo do Estado da Paraíba repassou à Diocese de Patos, no sertão da Paraíba a administração do Parque Religioso Cruz da Menina. Neste final de semana, sábado estive visitando o local e fiquei bastante impressionado com a limpeza e beleza do lugar.
Nosso grupo teve a coordenação da Guia Mundo Turismo, do presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba, Genilton Pessoa (email: guiamundo@guiamundo.com.br, fone (83) 88559796).
O Parque Religioso Cruz da Menina dispõe de um anfiteatro, uma sala de velas, duas salas de milagres, dois Cristos, um Cruzeiro, um restaurante, uma Cruz enorme, uma capela, uma igreja, um museu e vários tipos de lojas.
Nos dias religiosos como o dia de Pentecostes, os católicos da cidade de Patos vão para lá e fazem um belo show. O Parque Cruz da Menina fica no bairro da Vila Mariana, na saída para Pombal
No ano de 1923, um casal de retirantes de passagem por Patos confiou a adoção de uma das filhas a uma tradicional família patoense. Depois de muito sofrimento, ocasionados pelos maus-tratos e espancamentos constantes, a criança veio morrer. O pai adotivo, então, resolveu ocultar o cadáver em um local ermo, próximo à sede da cidade. Descoberto o crime, a população construiu uma cruz; e, hoje, o município transformou o local do achado macabro em um importante centro de romarias, que representa um dos mais importantes centros turísticos religiosos do Estado.
Conta a história que um agricultor fez uma promessa à menina, pois havia uma grande seca assolando a região, para que fosse encontrada água a fim de matar a sede dos animais que já morriam nos pastos. Ele orou para que no chão de sua propriedade jorrasse água, o que teria acontecido tempos depois. O acontecimento, tido como um autêntico milagre, foi retribuído com a construção da capela que hoje serve de templo de orações à menina Francisca.
A capela se transformou num grande templo de orações. À margem da estrada que liga Patos à Pombal, pela rodovia BR- 230, encontra-se o santuário conhecido popularmente como “A Cruz da Menina”, local de permanentes romarias, e atração turística, beneficiado com a construção de um moderno parque constituído de cobertura de alumínio (sobre a capela erguida em memória do trágico fato ocorrido em 1923), salas de ex-votos, casa das velas, altar externo, ao pé de uma cruz com 10 metros, lanchonete, lojas de “souvenir”, teatro de arena, passarelas e jardins.