Paris se prepara para o maior evento cultural brasileiro: a lavagem das escadarias da Igreja de La Madeleine
Paris se prepara para o maior evento cultural brasileiro (de rua) de toda a Europa. Durante cinco dias, de 31 de agosto a 04 de setembro, e já na 15ª edição serão realizadas diversas manifestações culturais culminando com a lavagem da escadaria da igreja de La Madeleine.
O tema deste ano é « A Paz entre os povos » e promete ser inovador porque a cena será dividida entre artistas brasileiros e franceses conhecidos do público.
A previsão é de que mais de 30 mil pessoas assistam aos eventos e a Lavagem de La Madeleine é uma homenagem às baianas que anualmente lavam as escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim em Salvador.
A cerimônia se inicia quando um padre da Igreja de La Madeleine e um babalorixá – vindo diretamente de Salvador, proferem em conjunto, a missa de abertura: Rosário dos pretos. Em seguida se apresenta um coral composto de cantores brasileiros residentes na França e alguns franceses.
Lavagem da escadaria da Igreja de La Madeleine (Foto: Divulgação)
A origem da lavagem de La Madeleine é baseada na do Senhor do Bonfim. Segundo os historiadores:
”Tudo começou na Bahia, em 1773, na igreja do Senhor do Bonfim em Salvador, quando os integrantes da « irmandade dos devotos leigos » obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. Posteriormente, para os adeptos do candomblé, a lavagem da igreja do Senhor do Bonfim passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá. A Arquidiocese de Salvador, então, proibiu a lavagem na parte interna do templo e transferiu o ritual para as escadarias e o adro”.
Inicialmente a festa em Paris foi trazida pelo artista Roberto Chaves em 1998, com a Lavagem acontecendo em Montmartre nas imediações da Igreja de Sacre-Coeur.
Em 2002, “Robertinho” obteve a permissão da igreja de La Madeleine para fazer a lavagem em sua escadaria. Foi quando fundou a Association Viva Madeleine junto com Adilson Rodriguez e Jean Alain Guieu.
Pouco tempo depois, a Prefeitura de Paris, colocou o evento no calendário de verão da cidade e em 2011, a “Lavagem” foi reconhecida pela UNESCO, pelo seu valor cultural.
A « Lavagem » reúne brasileiros residentes em toda a França e vem conquistando cada vez mais o público francês.
Margareth Menezes se apresenta na Lavagem da escadaria da Igreja de La Madeleine, em um dos anos anteriores (Foto: Divulgação)
Todos os anos a Lavagem conta com o apoio de diversas entidades, incluindo as Galeries Lafayette Paris. No final acontece o grande desfile, que reúne cerca de 30 mil pessoas em torno de dezenas de grupos de batucada, ala das baianas e um trio elétrico com artistas famosos, animando a multidão.
Ao longo desses 15 anos já passaram pela Lavagem de La Madeleine, artistas brasileiros de renome como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Preta Gil, e Margareth Menezes (FOTO).
Maiores informações sobre o evento é só acessar o website da Association Viva Madeleine ou a página no FACEBOOK.
https://www.facebook.com/LavageDeLaMadeleine/