Outubro Rosa nos prédios públicos da PB
Durante todo este mês de outubro alguns prédios públicos de João Pessoa, como acontece em outras capitais como Brasília e o Rio de Janeiro estão com uma iluminação especial. É o Outubro Rosa, campanha que pretende chamar a atenção para a descoberta precoce do câncer de mama. Em João Pessoa estão iluminados o prédio da Justiça Federal, a Assembleia Legislativa, o Palácio da Redenção e até o Aeroporto Internacional Castro Pinto.
Em Brasília, estão iluminados os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Biblioteca Nacional, Memorial JK, Palácio do Buriti e Anexo, Catedral, Ponte JK, Palácio da Justiça, Itamaraty, Delegacia da Mulher, Câmara Legislativa do DF e a sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), que fica no Centro Cultural Banco do Brasil.
Palácio da Redenção em João Pessoa (Foto: Divulgação)
A campanha foi criada no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
No Brasil, o Outubro Rosa é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados a reflexões e ações sobre o tema, buscando sensibilizar governos e entidades privadas sobre a necessidade de compartilhar a responsabilidade pela saúde da mulher por meio da oferta de equipamentos adequados e acesso à informação.
Prédio da Justiça Federal da Paraíba (Foto: Divulgação)
Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (Foto: Divulgação)