Onde ficar? Onde Comer? O que ver? Dicas de Rogério Almeida sobre Lisboa
O roteiro termina na Casa Fernando Pessoa, onde o poeta viveu seus últimos 15 anos e que hoje é um centro cultural interativo e que preserva a memória do maior poeta da língua portuguesa.
Onde Ficar
A rede hoteleira de Lisboa é bem variada. Para quem deseja fazer o roteiro a pé de Fernando Pessoa, recomendo se hospedar no Hotel Metrópole desde 1917 e que fica bem em cima do Nicola: www.almeidahotels.pt, , Praça Dom Pedro IV 30, 1100-062 Lisboa, Portugal, Telefone: +351 21 321 9030
Onde Comer
Os mesmos restaurantes visitados por Fernando Pessoa ainda estão aqui. O Café- Restaurante Martinho da Arcada (www.martinhodaarcada.pt,), na Praça do Comércio, 3, considerado o café mais antigo de Lisboa. Fone: +351 21 887 9259 e o Nicola: Praça Dom Pedro IV 24-25, 1200-091 Lisboa, Portugal. Fone: +351 21 346 0579.
O que ver
Casa onde nasceu João Pessoa
Torre de Belém
Mosteiro dos Jerônimos
Câmara Municipal de Lisboa, na Rua do Arsenal
Terreiro do Paço ou Praça do Comércio
Praça D. Pedro IV ou do Rossio, com a estátua de nosso D. Pedro I
Praça Luís de Camões
Café a Brasileira
Casa Fernando Pessoa, centro cultural onde viveu o poeta
Castelo de São Jorge
Ruínas do Convento do Carmo de 1389.
Praça Marquês de Pombal
Aqueduto das Aguas Livres
Dica do autor
Quem deseja fazer um passeio literário por Lisboa, que nos leva à descoberta da vida e obra de Fernando Pessoa, recomendo entrar em contato com o pesquisador Ricardo Belo de Moraes, que promove no primeiro e terceiro domingo de cada mês, um tour que se inicia às 15h, na joalheria Anselmo 1910, Largo de São Carlos, 1, onde podem ser adquiridos os bilhetes.
Informações Turísticas
Para melhor aproveitar o roteiro de Fernando Pessoa, não deve deixar de comprar o livro do poeta, Lisboa: O Que o Turista Deve Ver. Recomendo comprar na Livraria Bertrand, fundada em 1732 e visitada por Pessoa. www.bertrand.pt. A maior e mais antiga rede de livrarias de Portugal.
E antes de vir conferir tudo sobre Fernando Pessoa não deixar de pesquisar em www.visitlisboa.com