O Metrô do Cariri cearense (VLT) é sonho de consumo para a Paraíba
A cidade de João Pessoa que tanto se queixa do trânsito urbano está de olho no projeto bem sucedido do VLT, Metrô do Cariri, que liga as cidades da Regão Sul do Ceará, Juazeiro do Norte e Crato, ao longo de 13,6 quilômetros. O sistema que aproveitou a malha ferroviária existente então ociosa, é um exemplo de modernidade de transporte em pleno interior cearense. A empresa localizada na ciade de Barbalha, Ceará, fabrica os carros de passageiros, VLT, e tem encomendas em Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro. As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha no Vale do Cariri cearense formam a chamada “Crajubar”. É nesse núcleo no sul do Ceará que fermenta a ambição brasileira de fazer ressurgir com força o transporte de pessoas por linha férrea. Bom Sinal é a fabricante dos trens. E não só deles: originalmente, a fábrica produzia carteiras escolares, móveis para hospitais e assentos para estádios. Em 2004, a empresa foi consultada sobre a possibilidade de reformar carros de passageiros do metrô de Fortaleza – e deu no que se vê hoje. A produção de carteiras, móveis e assentos continua, mas agora divide as atenções com os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs, modalidade de transporte ferroviário com capacidade menor que a de um metrô convencional e que é a definição técnica mais adequada para os carros da linha de Crato a Juazeiro).A carteira de pedidos da Bom Sinal tem carros de passageiros para projetos de VLT de Fortaleza, Sobral (CE), Recife, Maceió, Arapiraca (AL) e Macaé (RJ). A empresa trabalha para alcançar a capacidade de produzir um equipamento por semana – e, com isso, dar vazão à demanda crescente. “Estamos trabalhando 24 horas por dia”, diz Sidnei Anphilo, gerente da fábrica de Barbalha. A fábrica tem cerca de 300 funcionários.