Mundo do Chocolate é uma das novas atrações de Gramado (RS)
Todo ano que visito a cidade de Gramado (RS) sempre encontro novidades surpreendentes. A deste ano foi o Mundo do Chocolate, um parque temático que ocupa um espaço de 1,5 mil m² que abriga réplicas de monumentos do mundo esculpidos em chocolate em esculturas de até quatro metros de altura.
Deus egípcio Anúbis, uma peça de 350 quilos de chocolate amargo e corante alimentício em pó dourado com dois metros de altura (Foto: Rogério Almeida)
O Museu pertence aos Chocolates Lugano e o visitante além de ver criações famosas todas de Chocolate, como a Casa Branca, Torre Eiffel (com mais de 800 kg de chocolate), Monte Rusmore, Cristo Redentor, Estátua da Liberdade, Grande Pirâmide do Egito e até o Grande Canal de Veneza.
Réplica do famoso quadro de Leonardo Da Vinci, a Mona Lisa, toda de chocolate (Foto: Rogério Almeida)
Maria Conceição Junkes, do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e Rogério Almeida
É bem verdade que Gramado possui mais de 30 fábricas de chocolate, sendo a maioria delas de fabricação artesanal, mas as Chocolates Lugano inovaram com este museu que já é uma das grandes atrações turísticas da cidade.
O Mundo do Chocolate fica bem no centro da cidade, na Av. Borges de Medeiros, em um amplo espaço, com loja e cafeteria.
Na entrada uma fonte de chocolate, dá as boas vindas aos visitantes. O passeio é guiado, e começa na Suiça, onde o visitante é convidado a conhecer a história do Sr. Suisse e sua neta Avelã, antigos moradores de uma fábrica de chocolate, localizada na cidade de Lugano, na Suíça.
A menina tinha o sonho de conhecer diversos lugares do mundo e para isso, o avô recriava paisagens de chocolate para a jovem conhecer um pouco da história de outros países, antes de chegar à Serra Gaúcha. A partir daí, Avelã começa a recriar os locais visitados em esculturas, originando o Mundo de Chocolate.
São mais de 200 peças feitas com chocolate. Aqui se vê de tudo desde figuras como o Buda, Elefantes, vestidos e até um rio de chocolate.
“O parque é dividido em países e cada espaço conta com monumentos turísticos e detalhes que remetem ao local. Nosso objetivo é convidar os visitantes para essa viagem ao universo do chocolate”, conta Guilherme Luz, um dos diretores do parque.
Vestido de Chocolate (Foto: Rogério Almeida)
As esculturas impressionam pela grandiosidade. Além do tamanho, que chega a quatro metros, algumas chegam a pesar até uma tonelada.
Escultores da Torre Eiffel e outras peças do Mundo do Chocolate, Abner Ivan e Fernando de Oliveira (Foto: Rogério Almeida)
Todas são moldadas a partir de grandes peças maciças de chocolate meio-amargo e branco. ” Para que as peças sejam conservadas, o parque estará sempre na temperatura de 18ºC”, destaca Fernando de Oliveira
Durante a visita é feita também a degustação do chocolate e o visitante pode colocar a mão na massa fabricando sua própria barrinha de chocolate. Para participar da oficina é cobrado R$15,00 e o chocolate produzido é sua lembrança.
Também no Mundo Chocolate é possível adquirir um pacote de fotografias, feito pelos profissionais do parque, junto as esculturas. Tudo mundo lúdico o que torna a visita inesquecível.
Serviço
Parque Mundo de Chocolate
Avenida Borges de Medeiros, 2497 – Centro – Gramado/RS
Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 22h
Valor: R$ 28
Acima de 60 anos: meia entrada