MÉXICO RECEBE 35 MILHÕES DE TURISTAS INTERNACIONAIS EM 2016
O México continua recebendo em ritmo crescente a visita de turistas internacionais. Segundo o Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) o país recebeu um recorde de 35 milhões de turistas internacionais em 2016, um crescimento de 9% em relação a 2015.
Este aumento é mais do que o dobro da média da indústria global, que foi de 3,9% segundo a Organização do Turismo Mundial em janeiro de 2017.
Além disso, os turistas estrangeiros cresceram 10,4%, destacando uma maior atração dos turistas de luxo pelo México, interesse em diversos destinos e uma maior demanda pela gastronomia mexicana, assim como pelos produtos artesanais e opções de compra.
Lourdes Berho, CEO do Conselho de Promoção Turística do México
“O crescimento sustentável e rápido do México mostra a incrível qualidade e diversidade da nossa oferta de turismo e do trabalho árduo para toda a indústria, tanto internacional quanto doméstica. Mais de 9 milhões de mexicanos que trabalham no setor de turismo e hotelaria fizeram do seu principal objetivo garantir experiências incríveis aos visitantes”, afirmou Lourdes Berho, CEO do Conselho de Promoção Turística do México. “Já temos planos para garantir que em 2017 o México continue a receber bem os turistas e oferecer razões para voltarem sempre. ”
Estudos do Conselho de Promoção Turística do México mostraram que mais de 94% dos turistas relataram uma experiência que “excedeu suas expectativas” e 86% dizem que “gostariam de voltar nos próximos seis meses”. Confira:
– O México foi premiado como o país número 1 no mundo para viagem em família e Puerto Vallarta foi citado como o segundo melhor destino para viagens LGBT pelo Travvy Awards.
– Pelo terceiro ano consecutivo, o México foi considerado o país mais amigável e acolhedor do mundo pela pesquisa John Mason de expatriados em 191 países.
– “Close to China” é um programa especial criado pela China e pelo México, que compartilha e reconhece as melhores práticas nos serviços oferecidos aos turistas chineses por hotéis, restaurantes, agências de viagens e guias.
– “México Halal” é um programa especial para ajudar a preparar as companhias aéreas, hotéis, restaurantes e toda a indústria turística do México para atender aos turistas de todo o mundo que mantêm uma dieta halal.
Dos prêmios do setor a mídia de consumo, pesquisas e marcas de luxo, o México mais uma vez provou ser um dos destinos mais reconhecidos do mundo em 2016:
– O New York Times nomeou Tijuana (# 8) e Puerto Escondido (# 32) em seus 52 lugares para ir em 2017. Cidade do México foi destaque como o # 1 lugar para visitar em sua lista de 2016.
– O prêmio de “Melhores Prêmios do Mundo” da Travel & Leisure classificou cinco cidades mexicanas nas suas 10 melhores cidades na América Latina, incluindo San Miguel de Allende (# 1), Oaxaca (# 3), Cidade do México (# 4), Merida (# 5), Guadalajara (# 8)
– México, seus parceiros locais e destinos em todo o país ganharam 35 prêmios pelo International Travvy Awards no início de 2017, incluindo: o México como Melhor Destino de Viagem da Família no mundo; Riviera Maya como o Melhor Destino de Lua de Mel na América Latina e Puerto Vallarta como o melhor destino LGBTQ globalmente. No México, Los Cabos recebeu o maior reconhecimento por suas ofertas culinárias e de luxo.
– O Rough Guides nomeou a Cidade do México como a segunda melhor cidade para visitar.
– O National Geographic nomeou a Baja California como um dos principais lugares que você precisa visitar em 2017.
– Sports Illustrated Swimsuit 2017 selecionou vários locais na Riviera Maya e na região de Yucatan, incluindo Tulum como um dos seus melhores destinos em 2017.
A recente estratégia de desenvolvimento turístico do Conselho de Turismo do México de 2017 incluiu foco no desenvolvimento da expansão de produtos e campanhas de marketing personalizadas focadas em áreas como luxo, casamentos e romance, mergulho, biodiversidade e natureza, cultura, gastronomia, importantes eventos, esportes e aventura, assim como programas segmentados para os millennials, LGBTQ e aposentados.
Em cada uma dessas áreas, as parcerias com destinos importantes, assim como com as operadoras de viagens globais, trarão cada vez mais opções para turistas de todos os tipos. Estas parcerias da indústria são fundamentais e estão ligadas aos planos do México em atrair um público mais amplo em novos mercados. Isso ajudará a alcançar o novo e ambicioso objetivo de atingir 50 milhões de turistas internacionais até 2021.