Lançamento do Projeto Martin Pescador da Prefeitura de Palmas (Tocantins)
Durante almoço na Praia do Prata para jornalistas de todo o Brasil durante o 30º Congresso Brasileiro da Abrajet foi lançado o Projeto Martim Pescador da Prefeitura de Palmas e Secretaria da Agricultura.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, apresentou o projeto de Condomínio Aquícola Martin Pescador que se trata de um novo modelo para produção, industrialização e comercialização de pescados que será implantado no Lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães em Palmas. “Nossa intenção é tornar o Lago um pólo produtor de proteína animal e fazer de Palmas a Capital do Peixe”, enfatizou.
Na ocasiao Roberto Sahium recebeu o troféu de Amigo da Abrajet Tocantins entregue pela abrajeteana Luzinete Bispoe ainda convidou o Presidente da Abrajet Nacional, jornalista Hélcio Estrela para receber minuta do projeto Martin Pescador.
Sahium em seu discurso agradeceu a homenagem e fez um relato compleo do projeto. "Todo o peixe produzido no projeto receberá um selo de qualidade. Nós vamos criar mecanismo que garantam a qualidade e origem do produto. O selo Palmas Agro-sustentável vai atestar também que o sistema obedece normas ambientais” destacou o agrônomo.
Sahium agradeceu a todos e falou do importante papel dos jornalistas na disseminação de informações de qualidade e na divulgação do peixe como um atrativo turístico de Palmas e do Tocantins. “A Bahia é conhecida pelo Acarajé, o Pará pelo Pato no Tucupi, Vatapá e Tacacá, a Paraíba exporta camarão, e nós queremos produzir a Caranha do Tocantins, com o selo Palmas Agro-sustentável”, finalizou.
No final os jornalistas puderam apreciar no almoço a Caranha do Tocantins, um peixe de água doce, carro chefe do projeto. Reportagem fotográfica de Rogerio Almeida.