Fórum Turístico do Litoral da PB se reúne no Conde (PB)
O Fórum Turístico do Litoral da Paraíba com a instância de Governança Regional promoveu no último dia 21(06) no Hotel Aruanã, no município do Conde (PB), uma reunião com representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Turismo , Prefeitura do Conde, entidades do trade turístico e a comunidade em geral para tratar de assuntos essenciais ligadas às questões turísticas da região do Litoral Sul da Paraíba. Na ocasião, os agentes locais tiveram a oportunidade de explanar e discutir as dificuldades enfrentadas na região, a exemplo de infraestrutura, segurança, limpeza urbana, pavimentação, profissionalização de funcionários, entre outros. As soluções apresentadas priorizam ações que iniciem o processo de revitalização da região, considerada importante para o turismo da Paraíba. Representando órgãos do Estado e do município do Conde, participaram da reunião: Verônica Silva (Sudema), Major Jomário Fernandes (BPTran), Susanne Cassol (Associação de Turismo Costa do Conde – ATCC), Hygia Margareth (Secretaria de Educação), capitã Isabelle Minelle (Ceatur), Saulo Barreto (Secretaria de Turismo do Conde), Catharine Brasil (Presidente do Fórum do Litoral), Walter Aguiar (Secretaria Executiva de Turismo), Ruth Avelino (PBTur), Doci Gomes (Secult), Antônio Fleming (DER), Luciana Bezerra (Prodetur), Ferdinando Lucena (Convention Bureau de João Pessoa e Região) e Quintino Régis (Prefeitura Municipal do Conde), além do Sebrae e BNB, representados, respectivamente, por Ronaldo Maia e Aluisio Freitas e este jornalista como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PB) que é membro do Fórum do Litoral.
O vice-prefeito do Conde, Quintino Régis apresentou uma constatação preocupante: a de que o município possui 0% de área com água encanada e 0% de saneamento básico. `Todos somos réus confessos` afirmou o vice-prefeito que alertou que não pode haver desenvolvimento turístico sem água tratada, esgotamento sanitário, acessos rodoviários treinamento, capacitação e cursos de profissionalização. `Sem isso nenhum empresário tem interesse de investir na região,` afirmou.
Dentre as preocupações e demandas apresentadas estão: a falta de um plano de desenvolvimento turístico estadual, infraestrutura básica no litoral sul, falta de segurança, emprego e a questão da sustentabilidade. Foi apresentada ainda a preocupação de todos em face de vinda de grandes empresas para o polo industrial de Goiana (PE) e a falta de sinalização para quem visita as praias da Costa do Conde. O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba, Singtur-PB, Marcos Alencar solicitou a realização de cursos de capacitação e treinamento, incluindo línguas estrangeiras para os guias de turismo e a revogação da lei que obriga vans e empresas de receptivos a pagarem por cada turista que ingressa na Costa do Conde. A representante da SUDEMA, Verônica Silva, informou que a pousada existente em Tambaba não possui autorização e nem pode funcionar no local. Alertou para o desenvolvimento desordenado da APA de Tambaba criada em 2002 e a dificuldade de reunião com os representantes do município, enquanto um empresário cobrou banheiros públicos para o local e até um plano de desenvolvimento turístico para o litoral sul.
Outra reclamação da comunidade é a falta de capeamento e asfalto na entrada de Jacumã, e que a operação tapa-buracos que vem sendo realizada não surte efeito desejado sendo pedida ação enérgica para resolver o problema. A coleta e destino do lixo também foi outra demanda solicitada, assim como um projeto de mobilidade urbana.
`Faltam ônibus ou qualquer outro meio de transporte para circular entre os hotéis e as praias,` afirmou a representante da associação comercial e industrial de serviços do Conde, Maria Clara. Também foi cobrado o projeto orla e um plano de gestão integrada.
Positiva a apresentação da representante do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), Luciana Bezerra informando que o projeto orçado em 38 milhões de dólares contemplará 5 municípios do litoral sul, incluindo o Conde e a sinalização turística e que está em fase de contratação junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também foi falado sobre o projeto do Contorno de Jacumã (que segundo o representante do DER-PB não deve ser chamado de Binário, pois não se trata de uma via única).
O Vice-prefeito do Conde, Quintino Régis, concluiu sua apresentação citando o Estado de Santa Catarina que possui 6 cidades entre as 10 melhores do Brasil no índice de qualidade de vida. ´E todas elas só alcançaram este patamar porque possuem água tratada, esgotamento sanitário, educação de qualidade (tanto ensino fundamental e profissionalizante), acessos aéreos e rodoviários e principalmente um plano de desenvolvimento estratégico do turismo`. No final da reunião, a coordenação do Fórum do Litoral se comprometeu em encaminhar o resumo das ações para o Governo e entidades do trade visando as devidas providências.