Fórum Empresarial é destaque no Festival de Turismo de João Pessoa
Como convidado participei da abertura do Fórum Empresarial no segundo dia do Festival do Turismo de João Pessoa. Antecedendo a palestra de Valéria Barros, falei sobre as novidades do turismo de vivências e experiências pelo mundo que por sinal era o tema principal do evento.
Coro dos Meninos de Lucena regido pela maestrina Angélica Lacerda (Foto: Rogério Almeida)
Antes houve a apresentação do Coral Meninos de Lucena, praia do litoral norte da PB que executou três canções, que encantaram o público. Composto por 56 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, o Coral conta como regente a maestrina Angélica Lacerda, sanfoneira do grupo As Bastianas e professora-mestre do IFPB.
Valéria Barros (SEBRAE) Foto: Rogério Almeida
Logo após a apresentação, foi formada a mesa com o presidente da Abrajet na Paraíba, Rogério Almeida, a gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, e a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Laís Ramos.
Para Rogério Almeida, o turista atual busca colocar a mão na massa`. “Ele quer aprender a dançar as danças típicas, quer aprender a cozinhar aquele prato típico e ter toda a vivência daquele local. E a Paraíba tem aprendido a fazer isso muito bem, como realizou recentemente em na cidade de Boqueirão, onde levou diversos jornalistas a conhecer e vivenciar o local”, contou.
Houve ainda apresentação de experiências como as de Darcilei no Alto dos Missões em Boqueirão e o de Luciana Balbino do Chã de Jardim em Areia (PB).
Darcilei do Sítio Alto dos Missões em Boqueirão (PB) apresenta o turismo criativo (Foto: Rogério Almeida)
Laís Ramos também manifestou apoio aos eventos como este. “É de extrema importância que iniciativas como essa sejam apoiadas pelos órgão públicos, para incentivar a economia criativa e a geração de renda”, disse a representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Para Regina Amorim, a Paraíba já é referência neste sentido. “O turismo de experiência é inovador. Essa nossa iniciativa trouxe diversas pessoas para conhecer o conceito e os resultados do que fazemos aqui”, comemorou a gestora. No corredor do Sebrae no Festival, há exposição e venda de produtos típicos do artesanato paraibano. Logo após as apresentações, o público contou com palestra de Valéria Barros, com o tema: “Turismo de Experiências: Uma tendência Mundial”.
Darcilei (Boqueirão-PB), Valéria Barros e Miriam (Sebrae) e Luciana Balbino (Chã de Jardim) Foto: Rogério Almeida
Depois todos foram visitar o estande do Sebrae-PB decorado com artesanato, gastronomia e outros produtos encontrados nas cidades que oferecem o turismo de experiência. Estavam representadas as cidades de Pitimbu, Conde, Cabedelo, Lucena e Pilões.
audiência
Guias de Turismo de Cabaceiras no Cariri Paraibano (Roberia e Sandrely)
Creosvalda apresenta o trabalho de Sílvia