Fontana de Trevi em Roma!
Roma, a cidade eterna é também conhecida por suas belas fontes como a do Moro e do Netuno na Piazza Navona, contudo a mais famosa e inesquecível é a Fontana de Trevi, imortalizada por Marcello Mastroianni e Anita Ekberg, numa cena clássica de A Doce Vita, de Fellini, em que a atriz sueca que entra com roupa e tudo na Fonte. Nesta visita a Fontana de Trevi presenciei um casal aos beijos e abraços (foto abaixo) em um romantismo que me lembrou o filme de Federico Fellini. Fontana di Trevi (Fonte de Trevos, em português) é a maior fonte de Roma com 26 metros de altura e 20 metros de largura. Sua origem é tão antiga que remonta ao ano 19 a.C. Em 1629, o Papa Urbano VIII encomendou a Bernini os desenhos da Fonte que ainda hoje apresenta alguns traços do genial escultor.
A mais recente restauração da Fontana de Trevi foi em 1998 com as esculturas limpas e polidas, e a fonte provida de bombas para circulação da água e sua oxigenação.
Em 1964, foi lançado o filme que leva seu nome Fontana di Trevi – filmado pelo diretor Carlo Campogalliani. O monumento foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema italiano: em La Dolce Vita de Federico Fellini, Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo. Antes, a fonte foi o cenário do filme norte-americano Three coins in the Fountain, onde a fonte do título é a própria Fontana di Trevi. Na próxima ida a Roma é obrigatório visitar a Fontana de Trevi e não esquecer de jogar 2 moedinhas, a primeira para fazer um pedido e a segunda para retornar a Roma, a cidade eterna.