Festival de Turismo de Gramado comemora mais um ano de sucesso
Os diretores do Festival de Turismo de Gramado, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Rossi divulgaram os números finais e comemoram mais um ano de sucesso com o encerramento do XXVI congresso. Apesar dos efeitos negativos da Copa do Mundo da FIFA, do processo eleitoral e das incertezas com o destino da economia nacional, o Festuris Gramado manteve a tradição e teve um crescimento de 3,5%, em 014, em relação ao ano passado. O público estimado em 14 mil profissionais do turismo, que participaram, além de feira, de processos de capacitações e de seminários em sete áreas exclusivas para a exposição de produtos esteve dentro da meta traçada pela organização.
Na coletiva de imprensa no Serra Park, em Gramado também foi anunciada a data do Festuris 2015, que vai ocorrer de 5 a 8 de novembro. (Foto: Cleiton Thiele)
O sucesso da feira de negócios rendeu o reconhecimento do trade e da imprensa especializada. O evento foi eleito pelos jornalistas associados à Rede Mundo de Comunicação, da Argentina, como o Melhor Festival de Turismo da América Latina, além de ser homenageado pelo Fórum Ibero Americano de Periodistas de Turismo.
O Fórum Ibero Americano de Jornalistas de Turismo também homenageou aos diretores do Festuris (Foto: Jeff Severino)
As distinções foram entregues antes da coletiva de imprensa.
Público do Festuris Gramado 2014 (Foto: Cleiton Thiele)
Segundo o diretor Eduardo Zorzanello, a expansão da área da feira, passou a ter 20 mil m², a duplicação do Salão Mice, o aumento do número de destinos internacionais e o crescimento dos salões segmentados foram outros destaques este ano.
Já Marcus Rossi, salientou que o Festuris propôs a inovação como meta. Segundo ele, a tecnologia foi incorporada ao evento como forma de organizar e aumentar o volume de negócios. “Inovação foi a palavra que nos motivou”, disse.
Rossi divulgou os números do aplicativo do Festuris, que teve 992 downloads na plataforma Android e 1.006 no IOS, e do Buyers Club – Clube de Compradores. Com a proposta de organizar a agenda de expositores e visitantes, a inspiração do Buyers veio de feiras internacionais. Conforme ele, foram 1.147 solicitações de reuniões e 324 encontros realizados mediante agendamento. “Trouxemos a ferramenta para o mercado brasileiro com a proposta de aumentar o volume de negócios. Consideramos o resultado excelente considerando que a ferramenta é totalmente nova”, comemorou.
Marta Rossi fez questão de agradecer pelo apoio da imprensa na cobertura do evento. “Não temos só pessoas que escrevem sobre o Festuris. Temos amigos jornalistas que falam com carinho de Gramado, do Rio do Sul e do Brasil”, reconheceu.
O presidente da ABAV/RS, Danilo Kehl, abordou a importância dos debates promovidos no congresso do Festuris. “É uma honra fazer parte das plenárias, que sempre trazem temas atuais. Estamos sempre à disposição”, disse. O prefeito em exercício de Gramado, Luiz Antônio Barbacovi, destacou que o sucesso do Festuris confirma o sucesso de Gramado. “O sucesso de Gramado é resultado do trabalho do poder público, mas muito mais do empreendedorismo dos gramadenses. A Rossi e Zorzanello Feiras e Eventos, que promove o Festuris, é um exemplo desse empreendedorismo. Exemplo que é motivador para outros jovens empreendedores”, conclui. Até 2015!