Êxito no II Festival de Turismo de João Pessoa
O 2º Festival do Turismo de João Pessoa encerrado sábado no Centro de Convenções de João Pessoa,colocou de vez a Paraíba na rota de destinos de eventos do Brasil. Promovido pelos empresários paraibanos Bruno e Breno Mesquita (operadora Classe A) e Cláudio Júnior com o apoio do trade turístico, eu inclusive como presidente da Abrajet-PB colaborei com a parte da imprensa que esteve muito bem coordenada por Simone Farret, o evento reuniu 542 agentes de viagem, sobretudo da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de 142 expositores, a maioria do setor hoteleiro e de alguns destinos do Nordeste. Destaque para a presença da Cônsul dos Estados Unidos no Nordeste, Usha Pitts, que enviou delegação e montou estande de divulgação dos Estados Unidos. Houve uma palestra da vice-cônsul sobre como obter o visto americano. No encerramento houve a apresentação de bonecos de Olinda e pela primeira vez o carnaval de Pernambuco se fez presente em solo paraibano.
Além do festival o que mais chamou a atenção de todos foi o Centro de Convenções de João Pessoa. Projetado em terreno de 342 mil m², que terá área construída equivalente à de 26 campos de futebol, o equipamento terá investimentos em torno de R$ 100 milhões e vai colocar de vez a Paraíba nos destinos de eventos do Brasil e quem sabe até do exterior.
Um dos diferenciais do 2º Festival do Turismo de João Pessoa foi a programação eclética. No primeiro dia (sexta, 28) houve fóruns acadêmico e empresarial durante o dia todo na Estação Cabo Branco. Já a feira, à noite, foi exclusiva para profissionais do turismo. No sábado (29) foi aberta ao público. Paralelamente, o festival teve eventos como a reunião dos conventions & visitors bureaux do Nordeste e uma programação de passeios para a imprensa incluindo um city tour e o por do sol de Jacaré.
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, acompanhado da 1ª Dama, Pâmela Bório ressaltou em seu discurso na abertura da feira que o Estado prioriza, realmente, o Turismo, por considerar o setor mais estratégico na geração de emprego, renda e oportunidades paralelas. Além de prometer a conclusão do Centro de Convenções para julho de 2013, Coutinho disse que o polo hoteleiro previsto para a área em torno do equipamento receberá, em breve, seu primeiro estabelecimento.
Outro destaque da feira foi o lançamento do Plano Diretor de Turismo de João Pessoa, que foi detalhado pelo prefeito Luciano Agra ao lado do Secretário de Turismo Beto Brunet. O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, aprovou o modelo do evento e disse que os festivais e salões de Turismo que se realizam em todo o Brasil agregam negócios e geram integração ao setor. Já a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, ressaltou que muitos agentes de viagem presentes ao evento já foram treinados para vender o destino Paraíba este ano. A ação é da PBTur,
que prevê a capacitação de 1,2 mil emissores em 2012. O 2º Festival do Turismo de João Pessoa inaugurou uma nova era no turismo de eventos e na economia na Paraíba. Reportagem fotográfica de Rogério Almeida, Antonio Salani e Jeff Severino.