Estátua de São Francisco de Canindé (CE):maior monumento religioso do mundo
O município de Canindé, localizado no norte do estado do Ceará, a 126 quilômetros de Fortaleza possui o maior monumento religioso do mundo. Trata-se da Estátua de São Francisco de Assis, monumento feito pelo mestre Bibi, (Deoclécio Diniz) escultor responsável também várias outras obras muito conhecidas e que usou na modelagem da estátua 1,5 mil sacos de gesso e 12 toneladas de ferro, para armação da imagem. Junto a estátua encontram-se boxes para venda de artesanato, lembranças religiosas e alimentação e amplo espaço de estacionamento. O projeto da estátua custou cerca de R$ 300 mil, e contou com repasse do governo federal. A romaria de Canindé que réune por volta de um milhão de romeiros é um dos maiores santuários franciscanos das Américas, sendo a segunda maior do Brasil, atrás apenas da de Aparecida, em São Paulo. A imagem tem cerca de 30 metros de altura, sem contar com os aproximados sete metros do pedestal.
Santo homenageado: São Francisco das Chagas de Canindé ou também conhecido como São Francisco de Assis, seu nome de batismo era inicialmente Giovanni Bernardone, nome italiano dado pela mãe em homenagem a João Evangelista. Em Assis, o menino ficou conhecido como Francisco, ou seja, "O pequeno francês"
Inauguração: O monumento foi inaugurado solenemente em 4 de outubro de 2005.[1]
Altura: 30,25 metros.[1]
Local onde está situada: Está situada no Alto do Moinho, o bairro mais elevado da cidade, onde pode ser vista por todos os Canindeenses e todos aqueles que se aproximam da Meca Nordestina.[1]