Estância Termal de Brejo das Freiras- situação atual
No roteiro “Rota dos Sertões” da Guia Mundo Turismo, a nossa hospedagem foi no Hotel Estância Termal de Brejo das Freiras, localizado em São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão paraibano.
Desde o início da primeira gestão do governador Ricardo Coutinho que este designou a PBTur para os procedimentos visando passar os hotéis administrados pelo governo do Estado, como esta Estância de Brejo das Freiras, para a iniciativa privada. Terminou o mandato e isto não ocorreu.
As expectativas agora se renovam e já há quem comente que a Estância Termal de Brejo das Freiras, que já teve o seu auge nos anos 70 e 80, passe a ser um hotel escola administrado pelo SESC-SENAC, ou de vez para a iniciativa privada. Vamos aguardar!
A estância termal está numa região de clima árido, seco, de paisagem acinzentada na maior parte do ano, e já no quarto ano de seca, com 40% dos rebanhos já dizimados.
O hotel possui 45 apartamentos, mas somente 35 estão funcionando. Me hospedei na suíte 138, a mesma que ocupou o Governador Ricardo Coutinho e a Primeira Dama Pâmela Bório.
Muitas atrações do hotel hoje se encontram sem funcionar. Por exemplo, o campo de pouso (FOTO), que certa vez recebeu o avião do então Presidente José Sarney: está sem biruta, e o mato cobrindo, esperando ações do DER-PB. A Infraero já retirou os postos de iluminação e até uma casinha que estava construída no local e não autorizou nenhum pouso.
O passeio de charrete que era uma das grandes atrações dos turistas, não funciona mais. A charrete (FOTO) está encostada e o pangaré (magro) não tem forças para transportar ninguém.
A linda capela de Nossa Senhora das Neves que foi construída por iniciativa dos hóspedes e inaugurada em 24 de julho de 1948, na administração de B. Cantinho, cuja placa está na entrada, no momento não tem celebração pela ausência de padres.
O principal atrativo que são as piscinas de águas mornas (temperatura de 37ºC) e os banhos terapêuticos estão com as banheiras de hidromassagem interditadas.
Até a caixa d´água de 600 mil litros está desativada.
O Parque Aquático que homenageia o saudoso Lindenbergh Vieira Cunha e também o balneário, este aberto ao público cuja diária custa R$ 5 (cinco reais) estão precisando urgentemente de uma reforma e o hotel de um retrofit.
Balneário que é aberto ao público da Estância Termal Brejo das Freiras
A pista de cooper (FOTO) está sem condições de uso, assim como precisa de reforma a quadra de vôlei.
A Estância Termal de Brejo das Freiras é conhecida por suas águas milagrosas de efeitos medicinais, e o banho de lama (argila).
Nevinha Pessoa e Iracy Alzira (Foto: Rogério Almeida)
Rogério Almeida e o banho de argila medicinal em Brejo das Freiras
O hotel está inserido numa área verde e dispõe de cinco termas, entre as melhores do Brasil. A argila medicinal é indicada no tratamento de beleza e doenças da pele.
Alguns apartamentos já tiveram algumas reformas, climatizados com Sprinter, e equipados com TV e telefone e sistema wi-fi gratuito.
A equipe de funcionários é a mais cordial que já encontrei. Quatro deles são funcionários efetivos do Estado e o restante 22 são terceirizados.
Os gerentes sempre são indicados pelo governo de plantão e atualmente responde pela Estância Termal de Brejo das Freiras, um funcionário da PBTur, que esteve aqui durante o carnaval, mas neste final de semana não estava no hotel.
Existem ainda quinze chalés, que no momento estão desativados. Se o turista desejar conhecer o Vale do Dinossauro, o local está distante 70 quilômetros, no município de Sousa.
A Estância Termal de Brejo das Freiras precisa imediatamente ser passado para a iniciativa privada e esperamos que isso ocorra imediatamente.
Enquanto isso é muito barato se hospedar aqui. Um casal com direito até 2 filhos menores, paga uma diária de apenas 200 reais, com direito a café da manhã, almoço e jantar. Reservas e informações: Telefones (83) 3522-1515 e email:brejodasfreiras@bol.com.br