Encontro de Excelência na Qualidade em Serviços para os Segmentos de Hospedagem e Gastronomia é realizado em João Pessoa
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) juntamente com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de João Pessoa promoveu na terça (6) a 19ª edição do Encontro de Excelência na Qualidade em Serviços para os Segmentos de Hospedagem e Gastronomia.O evento foi realizado pela primeira vez em João Pessoa no Centro de Turismo e Lazer do Sesc Cabo Branco.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de João Pessoa, Graco Parente entrega documento a representante da Prefeitura de João Pessoa (Foto: Rogério Almeida)
O presidente do sindicato, Graco Parente, foi o responsável pelo painel de abertura e apresentou o gerente jurídico da FBHA, Ricardo Rielo, que falou sobre “Questões jurídicas que impactam a competitividade”. Na ocasião o advogado falou sobre questões como ECAD, gorjetas e produção de leis aplicáveis a hotéis, bares e restaurantes.
Indaguei a Ricardo Rielo sobre quando ocorre roubos e assaltos em bares e restaurantes se os estabelecimentos são solidários e respondem pelas ações. O advogado informou que sim, a não ser que o evento tenha ocorrido por culpa da vítima, como em casos de desatenção dos bens.
Vereador Bosquinho (Foto: Rogério Almeida)
O vereador Bosquinho (DEM) entregou ao presidente do sindicato Graco Parente cópia de projeto de lei que beneficiará os proprietários dos meios de hospedagem e alimentação.
Ricardo Bezamat, fala sobre “Eficiência Energética: redução de custo de energia elétrica destacando o uso do gás” (Foto: Rogério Almeida)
Na sequência, o consultor da federação, Ricardo Bezamat, falou sobre “Eficiência Energética: redução de custo de energia elétrica destacando o uso do gás”. Ele falou do caso do Clube Fluminense/RJ que vem economizando 40% por mês nos custos de energia elétrica com a utilização de gerador a gás natural para iluminação das quadras, gramados e aquecimento das piscinas.
O deputado estadual Tovar Correia, autor do projeto de lei que regulamenta os food trucks, previsto para falar o sobre assunto não pode comparecer.
George Morais, presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGás)
No final, houve a apresentação do presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), George Morais sobre os benefícios e utilidades do gás natural em hotéis, restaurantes e lanchonetes e o impacto na redução dos custos com a energia elétrica.
Em sua palestra, George Morais informou sobre a rede de gás natural em João Pessoa e Campina Grande e destacou o crescimento no setor comercial com o fornecimento para 125 125 bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, lavanderias e 17 hotéis e motéis no Estado. Ele pontuou os benefícios do gás natural como a segurança, fornecimento contínuo e sem a necessidade de abastecimento, otimização do espaço, já que não necessita de armazenagem e a economia diante das sucessivas altas no valor da energia elétrica. No final foi servido um coquetel.