Dilma visita São João de Caruaru (PE) e frustra paraibanos
A presidenta Dilma Rousseff compareceu no último dia 22 no São João de Caruaru (PE) e não veio ao Maior São João do Mundo de Campina Grande (PB) e com isso frustrou os paraibanos. A primeira visita a Pernambuco depois de eleita presidente da República criou expectativa entre os paraibanos de que devido a proximidade Dilma viria à Paraíba. As especulações locais dão conta de que houve motivação política para o cancelamento da visita presidencial, e quem perde com isso é a Paraíba. Na agenda da presidente jantar com o governador Eduardo Campos (PSB) e políticos na casa do prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT) além de ter assistido, de um camarote, a shows de forró no Pátio de Eventos da cidade. Quem organizou a agenda foi o coordenador da campanha de Dilma Rousseff no Nordeste, ex-ministro Humberto Costa. Dilma esteve na Capital do Forró, pela primeira vez em 2009, como Ministra da Casa Civil, acompanhada do então presidente Lula. Na ocasião recebeu um presente da artesã Marliete Rodrigues da Silva, filha do mamulengueiro Zé Caboclo. Marliete faz miniaturas em barro e integra a vasta comunidade de artesãos do Alto do Moura, bairro onde nasceu o artesão Mestre Vitalino e que é um dos pólos de animação no São João e considerado pela Unesco como o maior centro de artes figurativas da América Latina.
Em seguida Dilma irá para um hotel na cidade para descansar e às 20 horas visita o Pátio do Forró, onde assistirá a apresentação de artistas locais, a presidenciável curtirá muito forró.A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (22), durante visita a Caruaru (PE), que não esquece dos problemas políticos apesar da participação na tradicional festa junina da cidade.
“Presidente nunca esquece”, respondeu Dilma a jornalistas após visita à Casa-Museu Mestre Vitalino, onde morou o artesão que dá nome ao museu.
Dilma, que viajou acompanhada pelos ministros Fernando Bezerra (Integração Nacional) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social), disse que é um “imenso prazer” voltar ao evento neste ano e agradeceu o apoio dos pernambucanos na eleição de 2010.
“É um imenso prazer estar de volta porque já estive aqui nesta festa em 2009. Volto porque é uma das festas mais bonitas e porque tenho uma dívida com povo pernambucano , que me ajudou na minha eleição”, disse a presidente.
Após a visita ao museu, Dilma jantou com o prefeito, José Queiroz (PDT), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e políticos locais.
Em seguida, Dilma participou da tradicional festa de São João da cidade. A presidente assisitiu às festividades de um camarote, de onde acenou para a população, mas não falou com a imprensa após o evento.