Comitiva de Bayeux (PB) é recebida em Bayeux, França
A deputada Isabelle Attard exibe a bandeira do Brasil ao lado da bandeira da França no prédio onde mora.
Uma comitiva de seis vereadores e convidados da cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, estiveram na cidade de Bayeux na França, onde participam do evento que comemora os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
O grupo paraibano participou da mesma solenidade que reuniu líderes mundiais a exemplo do presidente russo, Vladimir Putin; do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, da rainha da Inglaterra, Elizabeth II; do príncipe de Gales; da chanceler alemã, Angela Merkel, entre outros.
Os vereadores Ory Sales; Célia Domiciano; Jeferson Kita; Adriano do Taxi; Cabo Rubem e Álvaro Fernando viajaram a França a convite da Assembleia Nacional Francesa (Assemblée Nationale), e da deputada francesa Isabelle Attard.
A cerimônia realizada no dia 6 de junho, na Normandia que comemorou o 70º aniversário do Dia D, que ajudou a mudar o curso da guerra contra a Alemanha nazista. A cerimônia festejou a chegada das tropas em 1944 que abriram o fronte oeste da Segunda Guerra e prensaram as forças de Hitler entre os aliados ocidentais e o Exército soviético no leste. O prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, que também foi convidado pelo parlamento francês, não pode comparecer as homenagens na França, em virtude do cumprimento de agendas administrativas na cidade.
Para o vereador Ory Sales, o convite do parlamento francês demonstra o início de uma parceria entre os dois países. “É a primeira vez que representantes da Bayeux paraibana visitam a Bayeux francesa. Vamos conhecer os aspectos culturais, educacionais, a história, a arte e estreitar ainda mais as relações. Nossa visita tem o intuito de estabelecer contatos e futuras parcerias com o objetivo de trazer benefícios em vários aspectos para a nossa cidade”, ressaltou o vereador bayeense. A cidade paraibana recebeu o nome de Bayeux através de Decreto-Lei estadual, de 21 junho de 1944, por sugestão do então jornalista Assis Chateubriand ao interventor do estado na época, Rui Carneiro, em homenagem à primeira cidade (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a
Segunda Guerra Mundial. Sobre o dia D Cento e trinta mil homens desembarcaram na Normandia na madrugada de 6 de junho de 1944. Mais de 3.000 foram mortos na noite de “o dia mais longo”. No total, 1,5 milhões de homens desembarcaram nas praias do Canal, no final de julho de 1944. Naquela época, a Batalha da Normandia teve mais de 44 mil mortes do lado dos Aliados, 54.000 do lado alemão e 20.000 da população civil francesa.. Na comitiva a presença da advogada e interprete francês Jenete Fernandes que muito contribuiu para o sucesso da visita. A comitiva paraibana com a bandeira da Paraíba- José Raimundo Fernandes, Jenete Fernandes, Yves Soares e Elizabeth Soares, diretora da ONG de Bayeux, Solar Joana de Angelis
cidade paraibana recebeu o nome de Bayeux através de Decreto-Lei estadual, de 21 junho de 1944, por sugestão do então jornalista Assis Chateubriand ao interventor do estado na época, Rui Carneiro, em homenagem à primeira cidade (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Sobre o dia D Cento e trinta mil homens desembarcaram na Normandia na madrugada de 6 de junho de 1944. Mais de 3.000 foram mortos na noite de “o dia mais longo”. No total, 1,5 milhões de homens desembarcaram nas praias do Canal, no final de julho de 1944. Naquela época, a Batalha da Normandia teve mais de 44 mil mortes do lado dos Aliados, 54.000 do lado alemão e 20.000 da população civil francesa.