Comandante da Cia.Especializada em Apoio ao Turista recebe Medalha Tiradentes
O Capitão Onierbeth Elias de Oliveira, Comandante da Companhia Especializada em Apoio ao Turista – CEATur, com sede na Av. Navegantes, 100 na Praia de Tambaú em João Pessoa, participou em Brasília – DF, do 1º Curso Formação de Instrutores para o treinamento de policiais no Curso de Policial das Nações Unidas, United Nations Police Officer Course (UNPOC), realizado na América Latina. O curso teve duração de duas semanas e foi ministrado por seis policiais da Suécia e um da Noruega. Todas as aulas, bem como as atividades extraclasses foram ministradas integralmente no idioma inglês, pois os instrutores internacionais pronunciavam pouquíssimas palavras em português. O objetivo principal era capacitar os policiais militares brasileiros que já participaram de missões de paz, a desenvolver o próprio Curso de Policial da ONU no Brasil, qualificando os demais policiais interessados para atuarem de forma mais precisa nas operações de manutenção da paz. Esses policiais foram rigorosamente selecionados depois da avaliação de seus currículos e desempenhos nas diversas missões da ONU onde foram empregados. No caso
específico do capitão Onierbeth sua missão foi no Timor Leste entre 2009 e 2010.Ao final do curso, o capitão Onierbeth, devido ao seu desempenho acadêmico durante as aulas e trabalhos apresentados, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, maior comenda concedida pela Polícia Militar do Distrito Federal (foto).
Na CEATUR de João Pessoa, 82 policiais, sendo 75 homens e sete mulheres, e ainda 40 bicicletas e cinco viaturas estão nas ruas principalmente nos pontos turísticos protegendo os visitantes e a população. Todos possuem um braçal do lado esquerdo com a inscrição Tourist Police, em cor azul (internacionalmente conhecida como a cor do turismo).