Centro de Formação Mussulo Resort realiza capacitação gratuita
O Centro de Formação Mussulo Resort inicia capacitação gratuita de profissionais de hotelaria no município do Conde. A iniciativa é muito importante tendo em vista a carência de mão de obra qualificada no setor hoteleiro. Segundo Margareth Ausier, gerente geral do Mussulo Resort by Mantra, localizado no município do Conde, a dificuldade foi sentida desde a implantação do empreendimento e ainda se mantém, o que motivou a criação do Centro de Formação Mussulo Resort, que iniciou oficialmente suas atividades nesta segunda-feira, dia 04, com uma aula inaugural ministrada por Márcio Moraes, gerente de planejamento de carreira, com mais de 20 anos de atuação na área de hotelaria.
“Não encontramos esta mão de obra pronta no mercado local, nem tão pouco entendemos que estejam sendo feitas ações suficientes neste sentido e, por isto, decidimos formar estes profissionais. Nosso projeto está começando, mas vamos estruturá-lo para crescer”, comentou Margareth Ausier, que fez a abertura da aula inaugural, destacando que o Mussulo foi construído e pensado para ser um diferencial no turismo da Paraíba e para isto precisa contar com profissionais qualificados.
Através do Centro, o empreendimento irá oferecer cursos presenciais de formação inicial e continuada, a partir deste mês de março, com duração de 196 horas, pouco mais de quatro meses, abrangendo áreas diversas da hotelaria (governança, front office, garçom e auxiliar de cozinha). As capacitações serão oferecidas, nesta primeira etapa, para o público interno do resort, mas a intenção é que já no segundo semestre seja possível abrir vagas para a comunidade local através de uma seleção e triagem. Ministrados nas dependências do Mussulo, os cursos serão ofertados gratuitamente.
Para garantir a certificação dos cursos oferecidos pelo Centro de Formação, o Mussulo Resort firmou parceria com a FIP – Faculdades Integradas de Patos. De acordo com Margareth Ausier, a parceria com esta instituição de ensino vem no sentido de dar suporte acadêmico, pedagógico, e credibilidade ao Centro. “Os alunos devem sair daqui com a capacitação comprovada e preparados para uma colocação no mercado de trabalho, já que, com a extensão do projeto, o Mussulo não irá absorver toda a mão de obra formada. Não estamos preocupados em treinar e sim em formar profissionais com uma visão ampla do seu papel na sistemática da hotelaria. Observamos que algumas poucas capacitações que existem são mais voltados para treinamento com conteúdos programáticos geralmente muito superficiais, com conhecimentos práticos e teóricos específicos, mas que não traduzem uma vivência na área”, conclui.
O Centro de Formação do Mussulo Resort é coordenado por Justina Ferreira, profissional com graduação e pós-graduação em hotelaria, experiência prática na área e vivência acadêmica. Durante a aula inaugural, Justina Ferreira apresentou aos colaboradores do resort a estrutura do curso, sua missão, seus pilares, informações sobre os instrutores que compõem o corpo docente e a estrutura curricular, que contempla disciplinas básicas comuns às quatro capacitações e conhecimentos específicos.