Busch Gardens Tampay Bay na Flórida inaugura aquário conscientizando sobre danos ao ecossistema
Não sou muito favorável a peixes em aquário, ou animais em jaula, ou pássaros em gaiola, mas o Busch Gardens Tampa Bay, na Flórida, visando conscientizar sobre danos ao ecossistema acaba de inaugurar um aquário com mais de mil litros de água que abriga peixes de aquicultura (cultivo em espaço controlado), corais vivos e caracóis.
A nova atração faz parte do Rising Tide Conservation, (veja o vídeo) um projeto colaborativo sem fins lucrativos que teve início com o SeaWorld Parks & Entertainment em 2009 e tem como objetivo desenvolver métodos de reprodução de peixes de água salgada para oferecer uma alternativa sustentável aos aquários evitando a retirada dessas espécies da natureza.
Atualmente o Rising Tide Conservation conta com parcerias com aquários públicos, institutos de pesquisas, profissionais da indústria pet e protetores de arrecifes de corais por meio do desenvolvimento sustentável de aquicultura. A retirada de peixes marinhos tropicais pode causar danos ao ecossistema e às espécies.
O novo aquário fica localizado ao lado da atração Jambo Junction, na área Nairobi. Ele estará aberto diariamente durante o horário de funcionamento do parque.
O Busch Gardens Tampa vem trabalhando no sistema desse novo aquário há dois anos. Ele apresenta diversos peixes marinhos que o projeto conseguiu reproduzir com sucesso, incluindo o Tang Amarelo – que obteve êxito no cultivo em cativeiro pela primeira vez em uma ação em parceria com o Instituto Oceânico da Hawaii Pacific University.
Atualmente, a equipe de pesquisadores do Rising Tide está utilizando os conhecimentos adquiridos durante o processo de reprodução do Tang Amarelo para desenvolver técnicas para cultivar o Tang Azul. Essa espécie tem se tornado cada vez mais popular entre os donos de aquários, entretanto, a única forma de adquirir esse peixe é retirando-o da natureza, pois o Tang Azul é extremamente difícil de reproduzir em cativeiro. Os profissionais do SeaWorld têm obtido avanços significativos nesse cenário.
Sobre SeaWorld Entertainment, Inc.
O SeaWorld Entertainment, Inc. (NYSE: SEAS) é companhia líder em parques temáticos e entretenimento que proporciona experiências pessoais, interativas e educacionais, que misturam imaginação com contato animal e convida os seus visitantes a cuidar, celebrar e se conectar com o mundo que compartilhamos.
O SeaWorld Entertainment, Inc. é uma das principais organizações de zoológico do mundo e líder em tratamento de animais e cuidados veterinários. A companhia mantém um dos maiores conjuntos de animais do mundo e tem liderado diversos avanços no cuidado de espécies em zoológicos e na conservação de populações selvagens. O SeaWorld Parks & Entertainment também opera um dos programas de resgate e reabilitação de mais respeitados do planeta, que recupera animais doentes, feridos e órfãos e com o objetivo de devolvê-los à vida selvagem. A equipe de resgate do SeaWorld já ajudou mais de 28 mil animais que estavam em risco nos últimos 50 anos.
A companhia é proprietária ou licencia um portfólio de marcas reconhecidas globalmente, incluindo SeaWorld®, Busch Gardens®, Sea Rescue®. Em seus mais de 50 anos de história, a Companhia construiu um diversificado portfólio com 11 parques temáticos que são agrupados em importantes mercados dos Estados Unidos e juntos apresentam uma coleção única de mais de 800 espécies de animais. Os parques temáticos da Companhia contam com uma variedade de atrações, shows e outras experiências que atraem a todos e que proporcionam vivências memoráveis e agregam valores e conscientização aos seus visitantes.