Bananeiras é a vez da Rota Cultural Caminhos do Frio
A cidade de Bananeiras na Serra da Borborema, região do Brejo paraibano, a 141 km de João Pessoa, encerra hoje sua participação na Rota Cultural dos Caminhos do Frio 2014. Neste final de semana com um grupo de jornalistas e atendendo à convite do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano (Fernanda Melo) e da assessora de imprensa do evento Teresa Duarte. Subimos a serra da Borborema e chegamos a Bananeiras com seus 526 metros.
A Rota Cultural Caminhos do Frio em Bananeiras homenageia ao Mestre Maestro, brincante na arte do teatro de bonecos do Brejo paraibano.
Mestre Maestro (Foto Divulgação)
Marízio Francisco da Silva, mais conhecido como mestre Maestro, morreu em 28 de novembro de 2013, aos seus 62 anos. O mestre bonequeiro deixou mais de 30 personagens na residência localizada na cidade de Bananeiras. Hoje, é Geraldo Oliveira da Silva, de 33 anos, filho do Mestre Maestro que dá continuidade a arte do babau, o teatro de boneco é conhecido em algumas regiões do país como babau.
“A abertura do Caminhos do Frios em Bananeiras foi excelente. Conseguimos trazer 20 parentes do Mestre Maestro para prestigiar a homenagem realizada na abertura do Caminhos do Frio. A população se mostrou interessada e lotou a plateia do teatro localizado no Espaço Cultural Oscar de Castro”, explicou a secretária Mirian Trindade.
Adriano Bezerra (Engenho Goiamunduba) e jornalista |Verônica Guerra ( CBN João Pessoa) com a cachaça Rainha.(Foto: Rogério Almeida)
Na chegada à Bananeiras fomo direto visitar o Engenho Goiamunduba, que produz a cachaça Rainha. Fomos recebidos pelo proprietário Adriano Bezerra que garantiu que a origem da cachaça é de 1877 no mesmo Engenho Goiamunduba.
Pela legislação só pode ser chamada de cachaça, o destilado do mosto fermentado da cana-de-açúcar que tiver uma graduação alcoólica de 38% a 48%. Portanto a Rainha Paraibana, por ter graduação alcoólica de 50% não pode ser chamada de cachaça, mas sim de aguardente. Os produtores afirmam que essa cachaça é a Rainha da Paraíba, daí receber este nome.
Jornalistas no Condomínio Águas da Serra em Bananeiras (PB)
Em seguida fomo ao condomínio Águas da Serra, em Bananeiras, um projeto inovador,que possui o primeiro campo de Golfe da Paraíba. Fomos recebidos pela Secretária de Turismo de Bananeiras, Míriam Trindade, ao lado da sua casa de inverno e toda paramentada como jogadora de golfe que é fez a demonstração do belo esporte e que nos apresentou o chef Veridiano Nunes do restaurante do condomínio.
Mano (Jornal A UNIÃO) e Bete no campo de golfe do Águas da Serra (Foto: Rogério Almeida)
Míriam Trindade, Secretária de Turismo de |Bananeiras (PB) demonstra o “swing” no jogo do golfe. (Foto: Rogério Almeida)
O jantar foi no restaurante do Hotel Serra Golf, considerado o melhor hotel da cidade. Depois do jantar fomos à Missa na Igreja de Nossa Senhora do Livramento, seguido da apresentação da Camerata Oitiva que executou peças de Bach, Canon de Pachebel e a Ave Maria de Gounod.
Camerata Oitiva na Igreja de Nossa Senhora do Livramento em Bananeiras (PB) Foto: Rogério Almeida
Depois todos fomos conferir o TERRAÇO LISBOA BISTRÔ E CAFÉ ( Rua Cônego Cristovão, 430, ( Próximo Igreja Matriz) onde encontramos os proprietários a chef Neide Lisboa com o marido Gelvan e o filho advogado Felipe. A primeira vez que fui ao restaurante foi logo após a inauguração e confidenciei que não havia dúvida de que seria um sucesso. Hoje ao ver a casa cheia sou informado da intenção da família em abrir até 20 apartamentos de uma pousada, em breve.
Henriqueta (Jornal Correio da PB), Gelvan e Neide Lisboa (Terraço Lisboa) e Teresa Duarte (Jornal A UNIÃO)
Foto: Rogério Almeida
Edilane Araújo (TV Cabo Branco), Ruth Avelino (presidente da PBtur), jornalistas Teresa Duarte e Maria Helena Rangel no Terraço Lisboa (Foto: Rogério Almeida)
Gelvan e Felipe Lisboa e a adega do Terraço Lisboa em Bananeiras (PB) Foto: Rogério Almeida
Após a agradável visita ao Terraço Lisboa todos seguimos para a Praça Castro Pinto para o show de Nando Cordel, mas antes ainda vimos o Túnel da Viração e o novo restaurante da Estação.
Alessandra Lontra no Túnel da Viração em Bananeiras (PB) Foto: Rogério Almeida
O novo restaurante da Estação em Bananeiras (Foto: Rogério Almeida)
Nando Cordel no show de Bananeiras (Foto: Jael Soares)
O show de Nando Cordel se iniciou a 1 da madrugada, não deu para esperar o grupo Abra dos Zoio, mas deu uma ideia de que o Roteiro Cultural Caminhos do Frio é um grande sucesso e que nos próximos anos o espaço será pequeno para tanta gente.
Adriano Bezerra, Anny Evllyn, Maria Luiza Porto e vice prefeito de Bananeiras Mateus Bezerra (Foto: Rogério Almeida)
Secretária de Turismo de Bananeiras Miriam Trindade, Walter Santos (Revista Nordeste), Marcela Sitônio (Associação Paraibana de Imprensa) e Bebeta Freitas.
Maria Luiza Porto, vice Prefeito de Bananeiras Mateus Bezerra, Joseval Pereira, Verônica Guerra e Prefeito de Solânea Beto Brasil (Foto: Rogério Almeida)
A Rota Cultural Caminhos do Frio 2014 acontece desde o dia 14 de julho e vai até 31 de agosto com diversas atrações artísticas em sete cidades do Brejo paraibano. Durante o período do roteiro, ápice do inverno na região, a temperatura chega a 12ºC. O festival é realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano com apoio do Governo da Paraíba.
Jornalistas Rogério Almeida e José Alves (Jornal A UNIÃO) diante do Colégio das Dorotéias (Carmelo, 1917) hoje esc
.A abertura do Caminhos do Frio aconteceu em Areia (14 a 20 de julho). O projeto seguiu para Pilões (21 a 27 julho), Solânea (28 de julho a 3 de agosto), Serraria (4 a 10 de agosto), Bananeiras (11 a 17 de agosto) e agora vai para, Alagoa Nova ( 18 a 24 de agosto) e Alagoa Grande (25 a 31 de agosto). As atrações da edição deste ano: Ivan Lins, Tarancón (Areia), Flávio Venturini (Pilões), Vander Lee (Solânea), Antônio Carlos e Jocafi (Serraria), Nando Cordel (Bananeiras), Falcão (Alagoa Nova) e Luiz Melodia (Alagoa Grande).