Balneabilidade das praias da Paraíba
A Câmara Empresarial do Turismo da PB se reuniu na última quinta (12) no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, na praia do Cabo Branco em João Pessoa. Um dos temas em discussão foi as ações de melhoria da balneabilidade do litoral paraibano. Presentes os presidentes e representantes de entidades como a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Seman, Secretarias de Turismo do Estado e da Capital. Ausência da Seinfra.
Os representantes de diversos órgãos apresentaram atividades desenvolvidas por cada instituição, além da criação da Comissão Multidisciplinar de âmbito Estadual e Municipal para intensificar e solucionar o problema da poluição das praias.
Daniela Bandeira da SEMAN faz apresentação sobre a situação das praias (Foto: Rogério Almeida)
Com exceção do representante da Seinfra, todos os órgãos que lidam com o meio ambiente, água e saneamento básico, estiveram presentes como o presidente da Cagepa, SUDEMA, SEMAN, Secretarias de Turismo do Estado e da Prefeitura, PBTur, entre outros.
João Vicente, engenheiro sanitarista e civil, presidente da Cagepa (Foto- Rogério Almeida)
A praia de Manaíra, onde resido por quase 35 anos continua imprópria para banho, em alguns trechos.Para o superintendente da Sudema, João Vicente, o problema é antigo, mas com a união de todos os órgãos essa problemática poderá ser sanada. “Com a criação da Comissão, acredito que o diálogo entre as instituições envolvidas será constante, por isso, sem dúvida, conseguiremos mais eficiência das atividades”, explicou.
Representantes da Câmara Empresarial do Turismo ouvem atentamente as explicações sobre a balneabilidade das praias da PB.
A Comissão Multidisciplinar de âmbito Estadual e Municipal tem a finalidade de reforçar as ações já desenvolvidas pelos órgãos, no que diz respeito à poluição das praias devido ao lançamento de efluentes nas praias urbanas da capital. Participam da Comissão a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e a Secretaria do Meio Ambiente (Semam).
O último boletim da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 52 praias do litoral paraibano como apropriadas para o banho e destas apenas 5 praias estão impróprias para o banho, e todas nas áreas urbanas. Vamos torcer que esta comissão tenha eficácia e possa resolver o problema que é antigo mas solucionável.