As luzes do Natal na Praça da Independência em João Pessoa
Totalmente revitalizada e iluminada, a Praça da Independência em João Pessoa (PB) vira atração nas noites de dezembro.
Embora João Pessoa não esteja tão decorada como a cidade do Natal dos Reis Magos, capital do Rio Grande do Norte, quem visita a Praça da Independência em nossa capital fica maravilhado com a iluminação especial para este Natal. São milhares de luzes que transmitem o ambiente natalino e levam centenas de moradores e turistas ao local todos os dias.
Este ano, a Praça da Independência ganhou uma iluminação especial da PMJP. São milhares de microlâmpadas de LED que estão em todos os locais. Com formatos de estrelas, anjos e raios, elas dominam as árvores e clareiam o espaço. Além disso, foram colocadas luminárias em todos os 25 postes que fazem o entorno da Praça e foi criado um corredor interativo de cometas na entrada principal que dá acesso a uma árvore de Natal com aproximadamente 15 metros.
Praça da Independência (Foto: Divulgação)
As milhares de microlâmpadas de LED em formatos de estrelas, anjos e raios, dominam as árvores e clareiam o espaço. Além disso, foram colocadas luminárias em todos os 25 postes que fazem o entorno da Praça e foi criado um corredor interativo de cometas na entrada principal que dá acesso a uma árvore de Natal com aproximadamente 15 metros.
Revitalização – As obras de revitalização promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na Praça da Independência foram entregues pelo prefeito Luciano Cartaxo em setembro de 2015. Os monumentos do obelisco central e o busto de Otacílio de Albuquerque, erguidos em pedra granito, também passaram por reforma. O coreto ganhou pintura, novas escadas e um elevador para os portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Paisagismo – O paisagismo da Praça da Independência é um capítulo à parte. A cobertura vegetal forma um mosaico multicor em meio ao verde predominante. São cerca de 25 mil exemplares arbóreos, herbáceos e arbustivos, contando com ixóras vermelhas e amarelas, helicônias, dianelas, dracenas, arcas de Noé, panamás vermelhos e assistácias.
História – Inaugurada em 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, a Praça foi projetada pelo arquiteto Hermenegildo di Lascio, que se inspirou no traçado geométrico típico francês. Os ideais republicanos influenciaram o projeto arquitetônico e, por isso, cada elemento seu guarda um significado: os bancos, originalmente em número de cem (para cada ano do Centenário), o quadrante em referência às quatro regiões geográficas do País à época e o obelisco, escolhido para simbolizar a luta pela Independência.
Já os caminhos que cruzam a praça em X reverenciam a bandeira da Inglaterra, berço do pensamento libertário. O tombamento foi realizado em 26 de agosto de 1980. A praça foi planejada durante o processo de modernização da cidade e simboliza, junto com a Avenida Epitácio Pessoa (de cujo início parte), a expansão urbana rumo à orla. São milhares de luzes que transmitem o ambiente natalino e levam centenas de moradores e turistas ao local todos os dias.
A praça imensa possui árvores raras e imponentes e destaque para a segurança da Guarda Municipal.