Divulgação)
As ilustrações da mostra correspondem a diferentes épocas, entre 1962 e 1983, e remetem ao processo criativo de Miró, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua criatividade e conhecimento. O resultado é o traço colorido e inconfundível do gênio e ícone do surrealismo, que buscava a máxima intensidade com o mínimo de esforço e, assim, explicava a presença relevante dos espaços vazios em suas telas.
Alguns dos desenhos expostos na mostra são esboços ou notas, peças únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, como lixa e papelão, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de sua vida.
Nas fotografias feitas por Alfredo Melgar, Miró aparece em diversos momentos de criação e de descontração em seu ateliê, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão.
Joan Miró nasceu em Barcelona, em abril de 1893 e estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe a paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí. Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental.
Serviço:
Exposição: “A Magia de Miró”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Galerias 1 e 2, no 2º andar)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Até 21 de junho de 2015
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Informações: (85) 3453-2770