Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, no Recife é o Melhor do Brasil
Alexandre Oliveira, Superintendente do Aeroporto do Recife recebe troféu do Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (Foto: Divulgação)
O superintendente do aeroporto pernambucano, Alexandre Oliveira, recebeu o troféu do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, em solenidade ocorrido no dia (08), em Brasília. Segundo o ministro, a premiação estimula a prestação de melhores serviços nos aeroportos brasileiros. Alexandre era superintende da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa.
Ano passado, o Aeroporto do Recife teve uma movimentação de quase 7 milhões de passageiros. O levantamento foi feito ao longo de 2014, período em que foram entrevistados 64.539 passageiros de voos domésticos e internacionais nos aeroportos do Recife, Galeão, de Viracopos, Brasília, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Curitiba, Manaus, Salvador e Cuiabá. Eles respondem por 95% da movimentação em todo o país.
Os passageiros responderam a perguntas sobre 48 quesitos. O Aeroporto de Congonhas (SP) venceu em quatro categorias (chek-in mais eficiente, raio x mais eficiente, aeroporto mais confortável e aeroporto mais cordial).
O terminal de Natal foi escolhido o mais limpo. Confins (MG) receu o título de serviço público mais eficiente. Curitiba, ficou com a premiação de melhor facilidade para os passageiros. O Santos Dumont (RJ) foi avaliado com o melhor serviço de restituição de bagagem. Segundo a SAC, o nível de confiança e a margem de erro da pesquisa são, respectivamente, 95% e 5%.
Os aeroportos vencedores receberam um troféu e um certificado. Eles poderão fazer artes gráficas e expor o prêmio em suas dependências.
Anteriormente, a SAC divulgava os resultados da pesquisa a cada trimestre. A partir de agora, a secretaria premiará anualmente o melhor aeroporto e os que mais se destacaram nas oito categorias. Para o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, o prêmio estimula melhorias na prestação de serviços, com base na satisfação dos usuários do transporte aéreo.
Confira a lista de categorias e seus respectivos vencedores-
Check-in + eficiente – Aeroporto de Congonhas (SP)
Restituição de bagagem + eficiente – Aeroporto de Congonhas
Serviço público + eficiente – Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins (MG)
Raio-x + eficiente – Aeroporto de Congonhas
Aeroporto com + facilidades ao passageiro – Aeroporto Internacional Afonso Pena (PR)
Aeroporto + limpo – Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves – São Gonçalo do Amarante (RN)
Aeroporto + Cordial – Aeroporto de Congonhas
Aeroporto + Brasil – Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre