Adeus à Michael Koellreutter
No último dia 06/06 partiu para a eternidade em Ouro Preto (MG) onde residia na casa da ex-mulher Lygia Durand, o jornalista e `enfant terrible´, Michael Koellreutter.
Filho do maestro alemão Hans Joachim Koellreutter, introdutor do dodecafonismo no Brasil e da pianista Maria Angélica Bahia, Michael (mixa él) como era chamado foi o mais temido colunista dos anos 80. Eu assinava a Interview brasileira para ler suas entrevistas e sua coluna “Bitch”, que quase sempre causava reboliço. Começou sua carreira aos 14 anos, em Salvador. E rapidamente, aos 17, tornou-se, no jornal A Tarde, de Salvador, um dos mais temidos colunistas brasileiros
Respondeu a vários processos, levou surra dos entrevistados depois de publicada a entrevista e teve até o caso de ser sequestrado por um deles, em 1984, pelo nadador e ator Rômulo Arantes. Morou em Londres, Rio, São Paulo, Salvador, Ouro Preto.
Teve três casamentos, com Lucinha Karabtschevski, com a artista plástica e fotógrafa Elza Barroso e com a designer de joias Lygia Duran – com quem namorava antes do primeiro casamento – como costumava dizer.
Vitral da Igreja de Nossa Senhora do Brasil na Urca (Rio de Janeiro)
Por sinal foi Lygia Duran, sua última mulher que encomendou a Missa de Sétimo Dia dele na igreja Nossa Senhora do Brasil, na Urca. Lygia conta que escolheu essa igreja porque era o lugar onde, todas as manhãs, por muitos anos, Michael entrava para dar seus telefonemas de trabalho. Também era na igreja que ele fazia várias entrevistas. É claro que o padre não gostava, mas era a maneira que Micha tinha de rezar. Ele também gostava de admirar a imagem do belo vitral acima.
Nunca cheguei a conhecer pessoalmente o Michael mas tenho amigos em comum que o conheceu e que sempre me dizia que era uma grande figura! Ele inclusive criou várias expressões no jornalismo social.
Aos 54 anos, Michael parte para a eternidade em virtude de doença grava generalizada.Seu corpo foi cremado em Belo Horizonte e as cinzas espalhadas na Bahia. Que Deus o receba com muita luz e sabedoria.