Adeus a Gore Vidal (*1925 +2012)
O dramaturgo, escritor, roteirista de cinema e ativista político Gore VIdal (nascido Eugene Louis Vidal), 86 anos, morre em Los Angeles de complicações decorrentes de uma pneumonia. Crítico feroz do sistema americano a quem considerou que estava no fim, e com ódio confesso de George Bush, Gore Vidal escreveu mais de 20 livros, sendo alguns deles com os pseudônimos de Edgar Box, Cameron Kay e Katherine Everard.
Um deles a Cidade e o Pilar (1948) causou escândalo em abordar a homossexualidade do autor sem ambiguidade. VIveu muitos anos ao do lado do companheiro Howard Austen em uma mansão batizada de Rondinaia (ninho de andorinha) no topo da montanha na cidade de Ravello, na Costa Amalfitana da Itália onde recebeu inúmeras celebridades como Nureyev, Mick Jagger, Hillary Clinton, Gianni Agnelli, Lauren Bacall, Princesa Margareth, Paul Newman, tornando a cidade eternamente associada ao seu nome, tendo recebido o titulo de cidadão honorario.
Gore Vidal nasceu na Academia Militar de West Point, no estado de Nova York, em 3 de outubro de 1925, mas foi criado em Washington D.C. O pai foi pioneiro da aviação e trabalhou para o governo Roosevelt, a mãe era socialite, a quem odiava e acusava de ter sofrido bullying. Os pais se separaram a a mãe casou com o milionário Hugh D. Auchincloss (padrasto de Jaqueline Kennedy) e o avô materno, T. P. Gore, atuou como senador. Começou a escrever contos e poemas ainda na adolescência e, aos 18 anos se alistou no exército, onde ficou até 1946. Durante a Segunda Guerra Mundial, a bordo de um navio, escreveu o seu primeiro romance, "Williwaw", baseado nas suas experiências militares.
Roteirista Gore Vidal também causou escândalo ao colaborar com o texto do polêmico "Calígula", de Tinto Brass (1979). Ator participou do filme Roma (1972), de Fellini, interpretando ele mesmo. Por 53 anos, teve como seu companheiro Howard Austen, um ex-executivo de publicidade. O segredo para manter o longo relacionamento, ele disse muitas vezes, era que eles nunca tinham dormido juntos.Em 2003 os dois voltaram a morar definitivamente em Los Angeles devido a enfermidade e posterior morte de Howard Austen. Gore VIdal repousa no Rock Creek Cemitério em Washington na mesma lápide com o nome dele e de Howard Austen