Acidente no Extreme Show do Parque Beto Carrero World ocorreu em 2011
Uma das grandes atrações do Parque Beto Carrero World, no Balneário da Penha, em Santa Catarina é o Extreme Show, envolvendo motos e carros em alta velocidade.
Em 2011 houve um choque entre uma das motos e um dos carros em alta velocidade projetando o piloto da moto a uma distância de aproximadamente 25 metros. No exato momento houve necessidade de interromper a apresentação para prestar os primeiros socorros e imobilizar o piloto, procedimento padrão de qualquer acidente de trânsito.
Apesar do susto, os pilotos da moto e carro foram prontamente atendidos e encaminhados ao hospital para exames e nenhuma fratura ou lesão grave foi identificada, sentiam apenas algumas dores musculares e ficaram em observação por algumas horas.
O Extreme é um show de manobras radicais e alta velocidade que acontece diariamente desde junho de 2010, foram mais de 400 apresentações para mais de 1 milhão de espectadores. Os pilotos são profissionais que se apresentam há mais de 10 anos, além de ensaiarem diariamente as manobras. Os carros são modificados com 'gaiolas' tubulares em aço, banco de competição, cinto 4 pontas, tanques de combustível anti-incêndio e os vidros são substituídos por uma espécie de plástico especial que evita estilhaços. Todos os pilotos utilizam macacões e luvas anti-chama, capacete, balaclava e protetor cervical, sendo que os pilotos das motos ainda utilizam caneleiras, joelheiras, cotoveleiras e botas especiais para esse tipo de apresentação, além disso todos são treinados para situações adversas como quedas, colisões e até incêndios.
Durante todas as apresentações uma ambulância fica estrategicamente posicionada junto a profissionais de primeiros socorros e com treinamento em procedimentos de emergência. Esta foi a primeira vez que esse veículo precisou ser acionado desde a estreia do show e em menos de 1 minuto do acidente o piloto já estava sendo atendido.
Muita gente presenciou e filmou o acidente, e realmente foi assustador, porém serviu pra mostrar o quão realmente extremo é o show, e também o quanto a estrutura e investimento em segurança foram úteis e eficientes.
Depois do susto o Extreme Show já voltou a acontecer normalmente e os pilotos já voltaram a fazer as suas acrobacias.