1º Fórum de Turismo de Eventos é realizado com êxito em Campina Grande
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado da Paraíba (Abrajet PB) em conjunto com a Prefeitura Municipal de Campina Grande e o SEBRAE-PB realizou dia 3 de julho, em Campina Grande (PB), o 1º Fórum de Turismo de Eventos com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor de eventos.
Rogério Almeida, Romero Rodrigues, prefeito de Campina Grande e Romero Rodrigues
O Prefeito de Campina Grande fez a abertura que reuniu diversos representantes do trade turístico da Paraíba e foi realizado no auditório da Sala de Teatro Paulo Pontes, anexo ao Teatro Severino Cabral, bem no centro da cidade. Na programação o novo projeto do Sebrae Paraíba para o setor, a importância do inventário turístico e um debate sobre o Maior São João do Mundo.
Ewerton Crispiniano (Hotel Garden de Campina Grande), Rogério Almeida e Romero Rodrigues
Para o presidente da Abrajet PB, jornalista Rogério Almeida, o Fórum foi mais uma oportunidade para se discutir as potencialidades turísticas de Campina Grande visando uma divulgação integrada para elaboração de estratégias de desenvolvimento do turismo paraibano.
Rosa Maria (gestora do Sebrae em Campina Grande) e Romero Rodrigues
Segundo a gestora de Turismo do Sebrae em Campina Grande, Rosa Maria Correia, debater a estruturação da cadeia produtiva dos eventos na cidade será de grande importância. “Campina Grande realiza um dos maiores eventos do Estado: o Maior São João do Mundo. Mas temos também eventos que acontecem o ano todo, mês a mês, mas que não são catalogados”, disse. Segundo ela, um dos gargalos do setor é a falta de comunicação entre os empreendedores e a compreensão como um setor interligado.
A gestora destacou ainda que o projeto do Sebrae para o setor pretende integrar essa cadeia produtiva e contribuir para a promoção, valorização e competitividade dos pequenos negócios. “Como foco estratégico, trabalhamos a interação entre instituições, fomento ao desenvolvimento integrado dos negócios da cadeia, a promoção e valorização dos profissionais que atuam no segmento e a qualificação dos pequenos negócios para a inovação”, disse.
Ela ainda acrescentou que a participação dos empresários e gestores públicos durante o Fórum será essencial. “Precisamos discutir a estruturação da cadeia dos negócios de eventos no nosso município. Planejaremos as ações a curto, médio e longo prazos, em ambiente favorável à competitividade e ao desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Antonio Jatobá (Paraiba Convention Bureau), Luiz Alberto (Secretário de Desenvolvimento Econômico), Prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues e Rogério Almeida.
O Fórum de Turismo de Eventos em Campina Grande deverá acontecer anualmente. “Este é mais um instrumento de apoio aos empreendedores na construção coletiva da visão de futuro e da rede de integração dos negócios da cadeia produtiva de eventos”, completou Rosa.
O Fórum é uma realização da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado da Paraíba (Abrajet-PB), prefeitura de Campina Grande e Sebrae Paraíba.
Vera Simões apresenta o Inventário Turístico (Foto: Rogério Almeida)
Programação
14h30 – Abertura com o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues;
14h45 – Apresentação do projeto “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Eventos”, com Rosa Maria do Sebrae;
15h30 – Palestra “ A importância de um Inventário Turístico para o desenvolvimento da cidade”, com Vera Simões;
16h15 – Debate sobre “O Maior São João do Mundo – Construção e desafios”, com Temístocles Cabral, coordenador do evento em 2015, e Catharine Brasil, coordenadora de Turismo municipal;
16h45 – Debate com os participantes;
17h15 – Coquetel de Encerramento.
Público presente
Antonio Jatobá do Paraiba Convention Bureau faz perguntas (Foto: Rogério Almeida)
Rogerio Almeida, Romero Rodrigues, Rosa Maria, Temi Cabral, Alvaro Lucena e Antonio Jatobá
Yluska e Rogério Almeida, Romero e Aninha Rodrigues