Hoje: Viva o Centro com Música
Na primeira semana de dezembro, o projeto ‘Viva o Centro com Música’ traz uma rica diversidade musical ao Centro Cultural de São Francisco, oferecendo apresentações de ópera, jazz e blues, a partir das 17h30. O evento, que ocorre nesta quarta-feira (4), é gratuito e aberto para todas as idades e o local conta com estacionamento acessível na parte posterior da igreja, no bairro do Roger.
A programação começa às 17h30 seguindo a programação de ópera e, às 18h, apresentação do canto da Ave Maria. O Curta Ópera PB é um grupo de canto lírico paraibano, que surgiu em 2024, após apresentações no projeto Viva o Centro com Música, no Centro Cultural São Francisco. É formado por quatro cantores líricos: Izadora França, Leonardo Domingos, Klaiton D´Araújo, Eduardo Cunha Lima e dois pianistas Vinicius Sales e Hamurabi Ferreira.
Os cantores são conduzidos pelo professor e maestro Carlos Anísio. No repertório ária famosas do italiano Giacomo Puccini, compositor de óperas italiano (1858-1924). Suas óperas são algumas das mais interpretadas atualmente, entre elas La bohème, Tosca, Madama Butterfly e Turandot. Além de Vicenzo Bellini e Giuseppe Verdi, com sua La Traviatta e a tradicional Ave Maria do vienense Franz Peter Schubert.
Logo em seguida, às 18h15, se apresenta o combo instrumental da big band Rubacão Jazz. Com uma performance marcante, o grupo traz um repertório de jazz sofisticado, destacando o talento dos saxofonistas em uma apresentação instrumental envolvente.
O naipe de Saxofones da Big Band Rubacão Jazz tem uma formação bastante versátil, podendo se apresentar com quatro ou até sete saxofonistas, sendo eles: Gilbert Monteiro (Sax Soprano), Erick Almeida (Sax Soprano), Isaac Santos (Sax Alto), Klauniston Gomes (Sax Alto) Andrea Tejera (Sax Alto) , Francisco Júnior (Sax Tenor), , Moisés Rodrigues (Sax Baritono). A proposta do grupo é alcançar públicos distintos, trazendo um repertório variado em ritmos e estilos musicais, proporcionando uma maior disseminação cultural da música instrumental.