A Pedra do Reino
A Veredas é uma marca de moda feminina, que busca a afirmação da cultura brasileira, por meio do resgate de histórias perdidas no tempo, compartilhando-as através da moda. A Veredas desfilou sua coleção A Pedra do Reino – Inverno 2015 na semana de moda Casa de Criadores. A marca foi finalista nos concursos BtoBe (Brazilians to Be) e Projeto LAB.
Tema da coleção:
A Veredas resgata em sua coleção de Inverno 2015 os Desejos Encobertos do povo sertanejo no século XIX, trazendo à luz uma passagem que marcou a vida de uma geração no Brasil, o episódio da Pedra do Reino. Uma história real e pouco conhecida do interior de Pernambuco, que inspirou a literatura de Ariano Suassuna e José Lins do Rego, agora inspira a moda.
No episódio da Pedra do Reino, um falso profeta local lançou ao povo uma promessa de que do sangue humano ofertado sobre duas pedras de mais de 30 metros de altura surgiria o rei e salvador Dom Sebastião para livrar o povo da miséria. O desejo de alcançar uma vida melhor que a oferecida pela seca no sertão, levou dezenas de seres a sacrificarem a si mesmos e a seus familiares. A morte era vista não como algo negativo ou um fim, e sim como um prolongamento desta vida para outra – maneira de transcender o implacável sol do sertão.
A Coleção:
A Coleção faz uso de nesgas e de sobreposições remetendo a idéia de algo encoberto esperando ser revelado, como o rei Dom Sebastião.
Além disso, a coleção traz o patchwork como experimentação de design têxtil, no qual pequenos pedaços de tecidos foram costurados representando a soma de desejos individuais gerando o desejo coletivo de escapar da seca e também remetendo ao chão do sertão.
Os tecidos utilizados foram dublados e as cores foram terciárias, somas de cores primárias e secundárias, assim como a junção de desejos individuais gerando o coletivo .