Uma viagem no tempo!
Em meio às cadeiras de várias décadas, inclusive a centenária de barbeiro onde alguns integrantes do Galpão Club tiraram muitas fotos, avista-se no segundo piso, uma antiga Pharmácia Homeopática da década de 1930, ou ainda bonecas de biscuit espalhadas nas prateleiras, lado a lado de peças de porcelanas chinesas, misturadas a coleções de todo tipo.
Um dos acervos mais admirados pelos visitantes é a coleção de relógios de parede antigos que se encontra-se no mesmo piso juntamente com raros lustres de cristal e espelhos venezianos, além do importante acervo cultural da cantora lírica Nadir de Mello Couto, que retrata a ópera no Brasil nas décadas de 1940 e 1950.
No andar térreo, as preciosidades são inúmeras, destacando as coleções de coloridas bandejas de porcelana, do início do século 20, provenientes principalmente da Alemanha e Tchecoeslováquia, assim como a coleção de vasos e colunas art-noveau, em faiança do mais autêntico Borbutine francês. Neste piso encontram-se também importante quadros OST, como os de Eduardo e Gilda Guinle e nus em carvão sobre cartão, de renomados artistas europeus.
Ainda no 1º piso fica a coleção de mais de 40 bandejas em madeira trabalhada em marcheterie, da década de 1930 (art decó) e da década de 1940, e é uma das coleções mais admiradas pelos visitantes de todo o mundo, pelo trabalho artístico realizado na madeira.
No 3º piso encontra-se o Espaço Ariano Suassuna, dedicado ao nosso maior dramaturgo vivo, e por ele inaugurado em outubro de 2001. Em vitrines afixadas nas paredes, são apresentadas coleções que, assim como a obra de Ariano Suassuna, conta a história do homem brasileiro índio (cocares de penas, couro de onça, colar e flexas), o negro (gargantilhas e grilhões de ferro, acoites e outros objetos de tortura do escravo brasileiro) e o português (arte religiosa, objetos da cultura portuguesa, faianças, etc).Neste Espaço Ariano Suassuna, temos também vitrines que são um verdadeiro museu da ferramenta, do tropeiro, do boiadeiro, das rendeiras, o Brasil real de Ariano.
Estes acervos tão preciosos, cuidadosamente garimpados e adquiridos ao longo de mais de 20 anos são que fazem do Rio Scenarium este espaço tão especial tão admirado por clientes, jornalistas, arquitetos, decoradores e artistas de todo o mundo.
O Galpão Club realmente acertou na escolha! Uma verdadeira aula de história e cultura brasileira, associado a muita diversão. Conheça AQUI um pouco mais sobre o Rio Scenarium.