“Um Toque de Vida”
O pôr do sol no Forte Santa Catarina de Cabedelo, localizado em Cabedelo (PB), terá trilha sonora especial na próxima segunda-feira (18), às 16h, quando os alunos do projeto “Um Toque de Vida” farão apresentação de conclusão dos cursos de flauta e percussão. Na ocasião em que demonstrarão o resultado das 250 horas/aula do projeto, haverá a certificação aos alunos e a doação dos instrumentos.
Durante 6 meses, crianças com idades entre 8 e 12, entre elas, também com necessidades especiais, alunos da Escola Municipal Damásio França de Macêdo, participaram gratuitamente das aulas do projeto, ministradas pelos professores Clevaldo Rodrigues e Júlio Mola. “As crianças começaram do zero. Todo esse processo foi satisfatório e foi uma oportunidade muito boa para obter bons resultados de uma forma produtiva”, avalia o professor de flauta, Clevaldo Rodrigues.
O projeto “Um Toque de Vida” define-se não somente na realização de aulas e sim na socialização através da música. “O objetivo não é a formação de músicos e sim promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística”, destaca Léo Lanter, músico e coordenador do projeto.
Além da cidade de Cabedelo, na Paraíba, o projeto “Um Toque de Vida” também aconteceu na cidade de Cedro (CE) e, no próximo dia 20/12, encerra suas atividades também em Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde os jovens participaram de aulas de violão, flauta e teclado.
O projeto é realizado pela Modo Maior Projetos Culturais e conta com o patrocínio da M. Dias Branco, via Lei Rouanet.