Transformação digital na Saúde
Telemedicina virou prática comum devido à pandemia e, ao que tudo indica, chegou para ficar. De acordo com dados compilados pela revista Exame, cerca de 1,7 milhão de atendimentos a distância foram realizados de abril a agosto de 2020. Ciente do impacto dessa e de outras mudanças no setor da saúde, a H. Forte, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) em Pernambuco e na Paraíba, convidou o consultor e professor Sérgio Meyer Portugal para ministrar, nesta sexta (5) e neste sábado (6), um curso sobre “Transformação Digital na Saúde”.
As aulas acontecem em uma casa de recepções de Cabedelo e fazem parte da pós-graduação em Gestão de Negócios da Saúde.
“É fundamental desmistificar o que é transformação digital, refletir com os profissionais sobre sua origem e para onde esse conceito transversal está caminhando. Para isso, vamos começar conhecendo alguns fenômenos contemporâneos da era digital”, afirma Sérgio, que é especialista em Gestão Estratégica da Informação e mestre em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela UFMG.
Entre as vantagens do uso das novas tecnologias, ele destaca a melhoria no monitoramento remoto dos pacientes, a maior facilidade na detecção de doenças e a redução de alguns custos. Do ponto de vista do poder público, os dados coletados por ferramentas digitais, quando organizados e consolidados, podem contribuir profundamente para a formulação de políticas públicas que sejam mais eficazes, proporcionando também mais qualidade de vida para a população.