Teresinhas
Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Manaus, Porto Velho, Natal, João Pessoa e Recife são as cidades que assistirão Teresinhas, espetáculo de dança contemporânea assinado pelo coreógrafo Paulo Guimarães e contemplado com os editais de circulação dos Correios e do Programa O Boticário na Dança para circulação no Brasil. Na Capital paraibana, estará nos dias 12 e 13 de maio, no Teatro do Sesi.
Montado no ano de 2008, com inspiração no texto de Vinícius de Moraes que, na visão do diretor, soube captar como poucos, a essência feminina, Teresinhas estreou neste mesmo ano no Teatro do SESC, na capital gaúcha e desde então vem se apresentando com sucesso nos palcos brasileiros. Em 2012, foi contemplado com o Prêmio PROCULTURA – FAC de apoio à difusão e circulação, e apresentou-se nas cidades de Rio Pardo, São Leopoldo, Passo Fundo, Rio Grande, Pelotas, Dom Pedrito, Caixas do Sul, Novo Hamburgo e Alegrete. Em 2009 participou do 5o Festival Palco Giratório SESC e em 2012, do Festival Dança Alegre em Alegrete. Recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Dança – melhor figurino e melhor trilha sonora. A música “Linha”, composta por Tiago Rinaldi para o espetáculo, foi vencedora do 11o Festival de Música de Porto Alegre e recebeu o prêmio de melhor letra. Parte da trilha sonora é executada em tempo real pelo músico, criando uma atmosfera de intimidade e delicadeza. A montagem tem iluminação de Fabrício Simões e cenografia de Rudinei Morales.
Em Teresinhas, vê-se a trajetória de uma mulher em diferentes etapas de sua vida. Em cena, oito bailarinas entre 30 e 70 anos interpretam a personagem principal, oferecendo ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas escolhas. Por meio do testemunho de sua mãe, Teresinha Machado Guimarães, o diretor e coreógrafo leva ao palco diferentes faces de uma mesma mulher. No papel da filha, da mãe, da companheira e amiga, a protagonista se mostra como quem abre um antigo baú, despindo-se aos poucos para o espectador.
Direção e coreografias: Paulo Guimarães
Bailarinas: Fernanda Stein, Gabriela Rutkoski da Rosa, Nury Salazar, Angela Coelho, Lisiane Heemann, Julia Trevisan, Thaís Freitas e Margareth Leyser
Trilha sonora ao vivo: Tiago Rinaldi
Cenografia: Rudinei Morales
Figurino: Franciso Pimentel
Iluminação: Fabricio Simões
Direção de produção: Liége Biasotto – CUCO Produções
Tempo de duração: 1h
Classificação: livre