Semana do Maracatu Pé de Elefante
A Casa Amarela Produções e a Nação Maracatu Pé de Elefante irão promover uma semana cultural entre os dias 03 a 10 de agosto com diversas atividades para a comunidade em João Pessoa. Serão oferecidas oficinas de cenografia, confecção de instrumentos musicais, dança, capoeira, fotografia, maquiagem, produção cultural, figurino e percussão para as comunidades dos bairros do Porto do Capim, Mangabeira, Varadouro, Roger, Centro e Tambiá, além da comunidade em geral interessada.
O projeto surgiu com o intuito de oferecer oportunidades de vivência, aproximar a sociedade dessa expressão cultural e histórica e ainda estimular o aprendizado de ofícios voltados para o fortalecimento da arte. “O objetivo desse projeto é justamente fortalecer a cultura, passar mais conhecimento, formar novas pessoas, novos agentes culturais, que possam agir na arte cênica, no audiovisual, na capoeira, na percussão, na dança, com todas essas atividades que estamos oferecendo aqui”, detalhou Fernando Trajano, da Nação Maracatu Pé de Elefante.
As oficinas serão ofertadas nos períodos da manhã, tarde e noite, com inscrição gratuita e pela internet. Essas atividades acontecerão na sede da Nação Maracatu Pé de Elefante, nos espaços do Balaio Nordeste e em alguns outros espaços no centro histórico da capital paraibana. Valério Lima, da Casa Amarela, explica um pouco de como serão as atividades: “A programação começa no sábado, dia 3, com a abertura do Maracatu Pé de Elefante. Durante a manhã de sábado, haverá oficinas, e todos os dias terá, pelo menos, uma oficina, podendo haver até três simultâneas no mesmo período. O encerramento será no sábado seguinte, a partir das 19h, com uma atração musical. Todas as oficinas são ministradas por profissionais de diversas áreas artísticas, como teatro, cinema e cultura popular”, explica Valério.