“Salve Sua Pele Paraíba”
O Hospital Napoleão Laureano realizará no próximo sábado (16), das 7h30 ás 12h, o ‘Dia D’ da campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele. A ação intitulada ‘Salve Sua Pele Paraíba’ tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de pele e falar dos cuidados necessários para prevenir a doença. O câncer de pele é o mais comum entre todos os cânceres. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) em sua última estimativa, de 2016, foram constatados 175.760 casos novos no Brasil, sendo 80.850 em homens e 94.910 em mulheres. O valor corresponde a 29% do total estimado de novos casos de câncer, que é de 596.070 casos. De acordo com a médica Kamila Magno, responsável pela ação, a campanha terá como enfoque consultas dermatológicas informando a população sobre a prevenção do câncer de pele, e caso a doença seja diagnosticada, será encaminhada à cirurgia no mesmo momento, a depender de cada caso. Dra. Kamila destacou que a principal causa da doença é a exposição solar de forma intensa e sem proteção. “Infelizmente, os brasileiros não possuem o hábito do uso do protetor solar, igualmente o fazem ao utilizarem a escova de dentes.” A médica informa ainda a importância da quantidade a ser aplicada e a reposição desses método “Não basta aplicar apenas uma vez. Tem que reaplicar de 3/3 horas, e, se entrar em contato com água do mar ou da piscina, de 2/2 horas.”
Entrevista com a médica Kamila Magno
O que é o câncer de pele?
O câncer de pele é o crescimento desordenado de células ocasionado pelo dano ao DNA provocado pelos raios UV. É o mais frequente dentre todos os outros cânceres. Encontrado na sua grande maioria em regiões do corpo expostas ao sol.
Quais são os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele?
Além dos fatores genéticos intrínsecos, a exposição solar é o principal fator, porém esse é comportamental e evitável. Pacientes que trabalham expostos continuamente ao sol, como também aqueles pacientes que possuem hábito do bronzeamento natural ao se expor de forma intensa mesmo que apenas nos finais de semana, são pacientes de risco a desenvolverem câncer de pele. Estudos ja mostraram que a prevenção de queimaduras solares antes dos 18 anos de idade diminuem o risco de desenvolver câncer de pele na vida adulta em até 80%.
Quais são as principais formas de prevenção?
A prevenção se dá evitando a exposição ao sol entre as 10 horas às 16 horas, uso de protetor solar com FPS maior que 30, além das medidas de barreira como roupas de proteção UV, óculos e chapéu. Falando um pouco das roupas de proteção, o INMETRO realizou um estudo quanto a eficácia delas mostrando que algumas marcas foram reprovadas. Maiores informações http://infoconsumo.gov.br/ consumidor/produtos/roupas- protecao-uv.pdf
Qual o cuidado que devemos ter com as crianças?
Com as crianças devemos ter o cuidado redobrado. Antes dos 6 meses de idade não é indicado a exposição direta ao sol, nem o uso de protetores solares por a pele ainda ser imatura, o que predispõe a dermatites de contato (alergia). Nos maiores de 6 meses, estão indicados os protetores de barreira, que não aqueles próprios para a idade que possuem em sua composição óxido de zinco e dióxido de titânio. Ainda para as crianças, uma ótima opção é o uso de roupas UV, já que não é necessário aplicar/reaplicar os fotoprotetores abaixo dessas vestimentas.
O câncer de pele mata?
O câncer de pele pode matar, ou pode deixar mutilações se detectado tardiamente, daí a importância do diagnóstico precoce.
Quais são as formas de tratamento?
Na maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico, mas a depender do caso, pode ser tratado até de forma tópica, com creme.