Entre pedras e veredas
Um dos destinos turísticos que vem chamando a atenção na Paraíba, em contraponto aos famosos atrativos de sol e mar do Estado, é a Rota Cariri Cultural – entre pedras e veredas. Com suas variações climáticas e identidades culturais, a região já consolidou seis pontos de visitação neste roteiro, com atrações culturais, ecológicas e rurais, no Assentamento Santa Catarina, na cidade de Monteiro, a 300 km de João Pessoa.
O principal ponto de visitação da Rota é o Complexo Turístico Zabé da Loca, composto por um restaurante, um memorial e a antiga loca onde a tocadora de pífano Isabel Marques da Silva, conhecida por Zabé, morou por mais de duas décadas. A Rota também mostra mais dois mestres da cultura popular, o poeta Espedito de Mocinha e o tocador de gaita, João de Amélia. Os outros pontos de visitação são as lajes das Moças e de Nevinha e a Pedra da Lua.
Outro empreendimento que está se preparando para entrar na Rota é a Pousada Paraíso da Serra, na cidade do Congo. O local já atrai turistas o ano todo e, segundo o empresário Allison Pereira, cerca de cinco mil visitantes se hospedaram na pousada no ano de 2015. A pousada fica no alto de uma serra, próximo ao Açude Condado, um dos maiores do Estado, o que proporciona uma bela vista do mirante.
Zabé da Loca e Paraíso da Serra – O restaurante Quintal de Zabé, que faz parte do complexo homônimo à pifeira, no Assentamento Santa Catarina em Monteiro, está recebendo visitantes que passam pela Rota Cariri Cultural desde janeiro. Conforme a coordenadora do Complexo Zabé da Loca, Josivane Caiano, para manter o fluxo de turistas, serão criados eventos no local. Neste sábado (6), por exemplo, haverá show do cantor local Claudenir Fernandes.
Os novos pontos de visitação fora de Monteiro já estão sendo planejados para serem incluídos no roteiro. A pousada Paraíso da Serra, na cidade do Congo, por exemplo, é um empreendimento da região, que valoriza as belezas naturais, como uma barriguda secular, a Serra da Engabelada, piscinas e trilhas.