Relacionamento entre empresas locais impulsiona oportunidades de negócios

O comércio e o relacionamento entre empresas de uma mesma região é fundamental para o fortalecimento da economia local, gerando empregos, desenvolvimento das cidades e benefícios para a população, por meio dos impostos arrecadados.
Estudos mostram que as cadeias de negócios regionais são motores de geração de oportunidades, especialmente em cidades de pequeno e médio porte. A compra de serviços e produtos entre empreendedores da própria cidade favorece a geração de empregos, reduz custos com logística e amplia o potencial de crescimento das micro e pequenas empresas. Esse modelo de relacionamento entre empresários ajuda a manter o capital circulando na cidade, aumenta a visibilidade de novos negócios e estimula o surgimento de novos empreendedores.
E esse é o propósito do BNI (Business Network International) na Paraíba, que desde fevereiro atua de forma contínua para fortalecer o ecossistema empresarial por meio da força do networking e da colaboração entre empreendedores.
Segundo dados da organização, até 30% ou mais do faturamento de uma empresa pode vir por meio das indicações recebidas dentro do grupo. Além disso, o modelo do BNI permite que cada equipe tenha apenas um representante por área de atuação, o que evita concorrência direta entre os membros e favorece a criação de parcerias duradouras.
“O que estamos propondo é uma mudança de mentalidade. Ao invés de disputar espaço, queremos promover alianças. Acreditamos que é possível crescer juntos”, reforça Adelaide Maia Conduta, diretora do BNI Paraíba.
O diferencial do BNI está na estrutura organizada, nas metodologias de capacitação contínua e nos resultados mensuráveis. Os membros são incentivados a se tornarem promotores dos negócios uns dos outros, recomendando produtos e serviços com base em experiências e confiança mútua. “Realizamos reuniões regulares, mentorias, treinamentos e eventos para quem deseja crescer com solidez, ética e propósito. Ao conectar empresas locais e estimular o consumo consciente e estratégico dentro da própria comunidade, a rede cumpre um papel essencial no desenvolvimento econômico da Paraíba”, explica Adelaide Maia.