Dicas de um expert
Ricardo Stambowsky é, antes de tudo, um apaixonado por festas! São mais de 30 anos de experiência em festas e eventos corporativos, o que fez com que se tornasse um dos maiores cerimonialistas do Rio de Janeiro. Confira um bate-papo com dicas preciosas do concorrido cerimonialista.
Quais foram os eventos que mais te marcaram nesses 30 anos?
São muitas as festas inesquecíveis. A inauguração do Instituto Moreira Salles; o casamento de Regina Casé e de Estevão Ciabatta; os 60 anos de Gilberto Gil; a posse na Academia Brasileira de Letras do immortal Paulo Coelho; o desfile de Oscar de la Renta no Palácio da Cidade.
O que é mais difícil numa organização de casamento ou grande festa?
Tentar realizar o sonho dos anfitriões dentro do orçamento.
Se algo der errado em cima da hora do evento, o que fazer?
Esta é a arte do bom profissional de festa: improvisar!
Conte uma situação inusitada que já viveu num desses eventos…
Uma graça trágica foi uma noiva que desmaiou no altar e assim ficou por alguns minutos. Foi uma correria…uns mandavam dar sal, outros açúcar e, por fim, chegaram os paramédicos. A noiva “acordou” e a cerimônia prosseguiu!
E qual é a melhor parte deste processo?
Existem muitos itens prazerosos, como a escolha das músicas da cerimônia, a degustação dos doces e do bufê. O ideal é que seja feito com calma e prazer. Os preparativos da festa são realmente a melhor parte.
O que é comum uma noiva pedir no dia D?
É comum me pedirem para aumentar o número de mesas reservadas, aumentando a lista de convidados.
Qual é o segredo do seu sucesso?
É preciso ter tranquilidade para harmonizar todos os envolvidos no evento. Tentar realizar todos os sonhos dos anfitriões e fazer com que todo o tempo antes do evento seja agradável, divertido e inesquecível!