Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2014
Numa cerimônia marcada pela emoção, o presidente da ASA Indústria e Comércio Ltda., Eduardo Henrique Silva, e a gerente de responsabilidade socioambiental, Flávia Moura, receberam, na última quinta-feira (05), o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2014, na categoria Destaque Industrial. A solenidade de entrega do troféu aconteceu no auditório do Espaço Ciência, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. O prêmio, que é promovido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), também foi entregue a vencedores de outras sete categorias.
A ASA recebeu o troféu pelo desenvolvimento do projeto Preservação dos recursos hídricos através da coleta seletiva de óleo com a participação da sociedade, que tem como principal objetivo a coleta e reaproveitamento de óleo de fritura. A iniciativa dá um descarte ambientalmente correto ao resíduo, que tem alto poder de contaminação ambiental. Para se ter uma ideia, um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água.
“As crianças foram os atores iniciais do projeto, que foi crescendo através de parcerias ganhou a adesão da sociedade. Atualmente, recolhemos cerca de 65 mil litros de óleo por mês”, estacou Flávia Moura. Ela acrescentou que a iniciativa tem também um cunho social, pois beneficia com recursos a Fundação Alice Figueira de apoio ao Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip).
Já o presidente da CPRH, Paulo Teixeira, incentivou os participantes a continuarem os trabalhos que visam a preservação do meio ambiente. “Para que possamos construir um mundo mais justo, mais humano”. O presidente destacou que ao promover este concurso, a CPRH quer dar visibilidade aos esforços dos que, assim como Vasconcelos Sobrinho, estão agindo para a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população.
Desenvolvido desde 2008, o Programa Mundo Limpo Vida Melhor já atua em 37 municípios, fez cerca de 2.000 parcerias e treinou mais de 60 mil pessoas. Nesse período, já foram retirados do meio ambiente cerca de três milhões de litros de óleo. O resíduo é coletado em escolas, estabelecimentos comerciais, organizações privadas e organizações governamentais.