Prêmio internacional
Em São Bento, na Paraíba, a produção têxtil realizada na Santa Luzia Redes e Decoração em teares manuais e mecânicos — com acabamentos artesanais — trouxe a Armando Dantas, executivo da empresa, o prêmio “Reconhecimento de Excelência Artesanal do Cone Sul”.
O prêmio foi dado pelo World Crafts Council – WCC (Conselho Mundial de Artesanato) com apoio, proteção e recomendação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco.
Os produtos artesanais selecionados respondem aos critérios e condições de qualidade técnica, inovação, vínculo cultural e produção com respeito ao meio ambiente.
O trabalho de Dantas à frente da Santa Luzia Redes e Decoração propõe o resgate das vocações regionais, preservação da cultura local, promoção da agricultura familiar e estímulo ao empreendedorismo — capacitando os artesãos para o mercado. Ele é um dos responsáveis por São Bento ser conhecida como a “capital internacional das redes” e por manter viva várias técnicas artesanais na região e entorno.