Praticar atividade física com máscara? OMS recomenda que não!
O distanciamento social afetou de forma direta a vida de muita gente no quesito praticar atividades fisícas. Alguns, optaram por seguir com os treinos em casa, mas outros, simplesmente não estão tão preocupados em ficar sem treinar enquanto ainda não é permitido idas e vindas para academias e parques.
Mas, temos visto que diversas pessoas andam se exercitando acompanhadas do uso de máscara. Afinal, ela deve ser usada em prática esportiva ao ar livre? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a resposta é não e os motivos você confere abaixo.
A OMS explicou que além tornar a respiração mais desconfortável com o uso do acessório fundamental em qualquer saída de casa, o suor pode molhar a máscara, deixando-a mais pesada, dificultando, ainda mais, a captação de ar. Outro fator, é o risco da ploriferação de vírus e bactérias.
Neste sentido, a entidade sugere que o praticante se mantenha em movimento e respeitando a distância de 1 metro pelo menos 1 metro de demais esportistas. Mesmo com essas recomendações, algumas simulações mostram que pessoas contaminadas espalham o coronavírus durante o exercício físico, já que a respiração é mais frequente e, muitas vezes, usa-se a boca para exalar o ar.
A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), em contrapartida, diz que o uso do equipamento é essencial em exercícios físicos. E para dar fim à polêmica, o médico Drauzio Varella sugere, em seu site, que não se faça exercício ao ar livre ainda: “Estamos na pior fase da epidemia e, por isso, nós temos que tentar ficar em casa. Não tem sentido todo mundo achar que pode ir para a rua, acabar o isolamento”, afirma.