Passo a passo da transição do emagrecimento
A cirurgia bariátrica é um grande passo na transformação da vida de quem busca não apenas perder peso, mas também ganhar saúde e autoestima. Essa jornada completa envolve uma série de etapas. “Cada fase desse processo exige cuidados específicos para garantir que o organismo esteja preparado. A cirurgia reparadora para pacientes bariátricos é desafiadora, mas também gratificante,” destaca o cirurgião plástico, Marcelo Aquino, da clínica Plastic Premium, referência em cirurgia pós-bariátrica em João Pessoa.
Segundo Marcelo, a preparação para a cirurgia reparadora é essencial e deve incluir uma dieta adequada, prática de atividades físicas e exames periódicos para monitorar os níveis de substâncias no organismo. “Na Plastic Premium, acompanhamos esses pacientes logo após a alta da cirurgia bariátrica, propomos vários tipos de tratamentos e acompanhamentos, para que, ao chegar o momento da cirurgia plástica, eles estejam com o organismo mais estabilizado. Isso envolve incentivar a boa alimentação, com nossa nutricionista e a prática de atividade física, acompanhada por um profissional da área. Além disso , tratamentos não-cirúrgicos como ozonioterapia”, detalha o médico.
A cirurgia reparadora pode ser realizada quando o paciente estabiliza o peso por três a seis meses. No entanto, em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada durante o processo de emagrecimento, especialmente em áreas com grandes sobras de pele. “Podemos considerar essas cirurgias como higiênicas, feitas antes de o paciente chegar ao peso ideal, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e facilitar ainda mais a perda de pese”, explica Marcelo.
Critérios — O paciente é avaliado para determinar qual cirurgia é necessária. As mais comuns são abdominoplastia e mamoplastia. “Em alguns casos, é possível combinar procedimentos, mas isso depende da reserva de nutrientes dele. Quando a associação é de cirurgias grandes, sugerimos fazer em tempos separados”, orienta o especialista.
Embora a preparação pré-operatória para pós-bariátricos não seja muito diferente da de não bariátricos, é fundamental tratar qualquer deficiência nutricional identificada.
Na Plastic Premium, Marcelo destaca a soroterapia como uma opção pré-operatória para melhorar os níveis de ferro, hemoglobina e outros elementos essenciais, visando otimizar o resultado cirúrgico. “O paciente bariátrico carrega algumas alterações que podem aumentar o risco de complicações, como a trombose e a má cicatrização devido ao tecido gorduroso. Por isso, é fundamental um acompanhamento mais próximo e a utilização dessas técnicas para melhorar os resultados,” afirma.
Marcelo Aquino ressalta que a cirurgia plástica pós-bariátrica pode ter resultados diferentes de uma cirurgia convencional devido à condição das fibras elásticas e do colágeno desses pacientes. Segundo ele existem expectativas elevadas em comparação aos resultados às cirurgias plásticas convencionais. “É fundamental gerenciar essas expectativas falando a verdade desde a primeira consulta. Buscamos oferecer um acompanhamento completo e personalizado para cada paciente, garantindo que eles cheguem à cirurgia plástica com o melhor estado clínico possível”, completa o médico.